Conservatório UFMG recebe Alcione Oliveira e Aldo Bibiano no programa ao vivo 'Diálogos – o presente da Música'

Na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 19h30, o programa ao vivo Diálogos – o presente da Música recebe a percussionista e mestre de capoeira, Alcione Oliveira, e o tubista e capitão regente de guarda de Moçambique em Brumadinho, Aldo Bibiano. A conversa será conduzida por Glaura Lucas, etnomusicóloga e professora aposentada da UFMG. 

Os convidados são mestres de saberes tradicionais e também músicos profissionais - e o diálogo será sobre o encontro desses dois universos. Eles discutirão como a vivência de culturas populares e as trocas com comunidades tradicionais inspiram seus trabalhos enquanto músicos, impactando suas performances e sonoridades. Será lançada a provocação: como eles percebem os limites dos deslocamentos do tradicional para o palco e, em especial nestes tempos de pandemia, para as telas?  O programa exibirá vídeos das apresentações realizadas no Conservatório UFMG, do Coletivo Couro Encantado, grupo criado por Alcione, e do Babadan Banda de Rua, do qual Aldo faz parte.  

O programa Diálogos – o presente da Música é realizado quinzenalmente, sempre às terças-feiras, às 19h30, e exibido ao vivo pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube.

Alcione Oliveira

Percussionista e produtora cultural, tem vivências em Cultura Popular desde 1992, ano que inicia a prática da Capoeira Angola. Formada Mestra de Capoeira Angola por mestre Rogério Soares e mestre Índio Gallo em 2017, é a primeira mestra Angoleira a ser formada em Belo Horizonte e em Minas Gerais. 

Idealizadora do Coletivo Couro Encantado e Bloco Encantado, que tem como base musical o Maracatu de Baque Virado, ministra aulas regulares para o Bloco Encantado ensinando suas pesquisas de percussão da cultura popular afroindigena brasileira. 

Fundadora do Grupo Candeia de Capoeira Angola juntamente com mestre Índio e mestre Alexandre em 2018. Fundou, também em 2018, o Espaço Sociocultural da Floresta, onde sedia o Grupo Candeia de Capoeira Angola em Belo Horizonte.

No Espaço Sociocultural da Floresta desenvolve trabalhos ligados à arte, à cultura e à saúde, em parceria com profissionais da área. Cozinheira da Cozinha Ãnimas desde 2019.

Atua como percussionista em vários trabalhos artísticos desde 93 e, atualmente, é percussionista da Orquesta Atípica de Lhamas e do Bloco Filhas de Clara.

O Coletivo Couro Encantado, grupo musical percussivo, nasceu em 2016, criado pela percussionista e mestra de Capoeira Angola Alcione Oliveira. O Bloco Encantado é uma ramificação do Coletivo, que ganhou forças a partir do grande movimento de força da retomada do Carnaval de rua de Belo Horizonte.

Instagram:

@cici.floresta - https://www.instagram.com/cici... 

@couroencantado - https://www.instagram.com/cour... 

@cozinhaanimas - https://www.instagram.com/cozi... 

Facebook: 

Alcione Oliveira - https://www.facebook.com/alcio...

Couro Encantado - https://www.facebook.com/couro...

Espaço Sociocultural da Floresta - https://www.facebook.com/esp.f...

YouTube:

- Espaço Sociocultural da Floresta 

- Couro Encantado

Aldo Bibiano  

Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio (2018), pós-graduando em Regência pela Alphas Cursos. Graduado em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Concluiu o Curso Livre Técnica Avançada para Tuba na EMESP Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (2018). Atualmente é Tuba solo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Babadan Banda de Rua, da Orquestra Já Te Digo, do Quarteto 4X4 e Trio Orisun. 

É professor de tuba e bombardino da Prefeitura Municipal de Sarzedo, no Projeto Música de Sarzedo e Banda São José de Melo Franco, Brumadinho-MG. Atuou como tubista convidado na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, no Grupo de Metais Itaratã, na gravação do CD SKANK 30 ANOS e no Coral de Trombones e Tubas da UFMG.

Atuou como professor de Prática Instrumental de Tuba e Bombardino no COLTEC/ ESMUFMG. 

Foi presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Brumadinho-MG e capitão regente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do bairro Santa Efigênia de Brumadinho-MG.

Instagram:

@orisun3 - https://instagram.com/orisun3?...

@babadanbandaderua https://instagram.com/babadanb... 

@mocambiquerosariobrumadinho https://instagram.com/mocambiq...

@quarteto4x4 - https://instagram.com/quarteto...

@bandasaojose - https://instagram.com/bandasao...

Glaura Lucas 

Etnomusicóloga, professora aposentada da Escola de Música da UFMG, onde lidera o grupo de pesquisa em Etnomusicologia e atua no Programa de Pós-Graduação. Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com estágio na Open University, Reino Unido, e mestra em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas sobre práticas performáticas afrodiaspóricas e trabalhos colaborativos com comunidades do reinado do rosário e de projetos sociais. Atuou em programas de inclusão de mestres e mestras de saberes tradicionais como professores nas universidades.

IG: (conta privada): @glauramnahr - https://www.instagram.com/glauramnahr/.

Serviço:

Diálogos – o presente da música | Música na tradição e a tradição na música

Convidados:

Alcione Oliveira (Percussionista e mestra de capoeira)

Aldo Bibiano (Tubista e capitão regente de Moçambique)

Mediação: Glaura Lucas (Etnomusicóloga e professora)

Data: 24 de agosto – terça-feira

Horário: 19h30

Transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/conservatoriou...

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Serviço

Diálogos – o presente da música | Música na tradição e a tradição na música

24 de agosto de 2021

19h30

YouTube