Conservatório UFMG recebe Angelita Broock e Reginaldo Costa no programa 'Diálogos: o presente da Música'

O programa ao vivo Diálogos – o presente da Música da próxima terça-feira, 6 de julho, receberá Angelita Broock, diretora do Centro de Musicalização Integrado (CMI) da UFMG, e Reginaldo Costa, do projeto Cariúnas. O encontro terá a mediação de Jussara Fernandino, professora da Escola de Música da UFMG. 

Os convidados abordarão o tema Educação Musical e projetos sociais – desafios na pandemia. A presença da música é um aspecto importante em muitos projetos sociais. O ensino dessa arte traz, comprovadamente, diversos benefícios para crianças e adolescentes. Ao eliminar ou limitar as atividades presenciais a pandemia acabou trazendo diversos desafios para projetos de educação musical infantil. Nesse encontro, serão apresentados e discutidos como dois importantes projetos (Caríunas e CMI) enfrentaram esses desafios. O programa também exibirá vídeos das apresentações do Cariúnas no Conservatório UFMG.

O programa Diálogos - o presente da Música é realizado quinzenalmente, sempre às terças-feiras às 19h30, e exibido ao vivo pelo canal do Conservatório UFMG no YouTube.

Sobre os convidados:

Angelita Broock é professora adjunta do curso de Música da UFMG, diretora do Centro de Musicalização Integrado da UFMG e idealizadora do Grupo Bambulha: Música para Infância. Doutora (2013) e mestre (2009) em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, com estágio de doutorado sanduíche no exterior (2012) pela University of Southern California, em Los Angeles/EUA.

Conheça mais sobre a convidada em suas redes sociais: Instagram - @musicalizacaoufmg | @bambulha; Youtube -  https://www.youtube.com/grupobambulhacmiufmg; Site CMI -  https://sites.google.com/view/...

Reginaldo Costa é graduado em música pela UFMG e pós-graduado em Educação Musical pela mesma Instituição. Atua há 22 anos no Projeto Cariúnas, instituição filantrópica que oferece aulas de música e dança para crianças residentes da região Norte de Belo Horizonte. É regente da orquestra infanto-juvenil da prefeitura de Belo Horizonte, iniciada em fevereiro de 2020. Ministrou aulas de música em escolas das redes pública e privada de Belo Horizonte durante 18 anos.

Conheça mais sobre o convidado em suas redes sociais: Instagram - @cariunasbh | @regismineiro; Facebook - facebook.com/regiviolao; Site Cariúnas - http://www.cariunas.org.br/ind...

Professora Adjunta da Escola de Música da UFMG, Jussara Fernandino atua na área de Educação Musical, Licenciatura em Música e Programa de Pós-graduação da mesma instituição. Doutora e mestra em Artes (área Artes Cênicas), além de especialista em Educação Musical e bacharel em Piano pela Escola de Música da UFMG. Atriz pela Fundação Clóvis Salgado. Desenvolve pesquisa sobre a relação Interartes e Educação, com ênfase na interação cênico-musical. No campo da educação básica e pública coordena a área de Música do Núcleo Artes/Sociologia do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e, neste mesmo programa, também coordena o Núcleo Música-Teatro. Na extensão foi coordenadora do Centro de Musicalização Infantil da UFMG, do Programa Escola Integrada (área de Música), desenvolvido pela parceria UFMG e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, e da ação de extensão Musicalização no Projeto Cariúnas, dentre outros projetos. No âmbito da produção artística atua em eventos musicais e teatrais como pianista, atriz, compositora de musicais e trilhas sonoras. Instagram: @jussarafernandino.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Serviço

Diálogos – o presente da Música: Educação Musical e projetos sociais - desafios na pandemia

6 de julho de 2021

19h30

Youtube