Conservatório UFMG recebe Duo Castelan & Barros

Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros compõem o Duo Castelan & Barros que se apresenta em um Especial no Conservatório UFMG no dia 2 de outubro, segunda-feira, às 19h30. Entrada franca. O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site do espaço.

A parceria se propõe a divulgar amplo repertório para duo pianístico, enfatizando obras de compositores sul-americanos, objetos de pesquisa da dupla de pianistas. Castelan e Barros são pedagogos e pesquisadores na Universidade do estado de Santa Catarina — Udesc. Como duo de piano, eles têm realizado turnês, dentre as quais se destacam a Série Danças e Piano em Foco (por cidades de Santa Catarina e do Paraná), e também a Brasil em Danças (Portugal). As principais características do Duo Castelan & Barros são a afinidade musical entre ambos e a preocupação com o refinamento técnico-sonoro.

Sobre os músicos

Bernardete Castelan Póvoas nasceu em Criciúma. É doutora em Música pela UFRGS e fez residência na Universidade de Iowa (EUA). Sua formação conta com renomados professores como Dulce Machado, Evelyne Flaow, René Lecuona, Magdalena Tagliaferro e Arnaldo Estrella. Atualmente, professora de piano e música de câmara nos cursos de Bacharelado e Pós-graduação do Centro de Artes da UDESC. Recebeu o Prêmio Franklin Cascaes - destaque música erudita (2010).

Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Concluiu Mestrado em Piano na Eastman School of Music (NY/EUA) e é doutor em música pela UFRGS com residência na Universidade de Connecticut (EUA). É detentor de inúmeras premiações em Concursos Nacionais de Piano, destacando seis primeiros lugares em competições nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná. Obteve o segundo lugar e Prêmio Preferência do Público no Concurso Sul-Americano seletivo ao Gina Bachauer International Piano Competition.  É professor da UDESC.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG