Conservatório UFMG recebe II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

Nos dias 22 e 25 de novembro e 1º e 5 de dezembro, a Escola de Música da UFMG em parceria com a Escola de Música da Universidade Estadual de MG, com o Conservatório UFMG e com a Fundação de Educação Artística, realizarão o II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. Dentre suas atividades estão previstos concertos, palestras e mesas-redondas. Todas as atividades são gratuitas ao público. No dia 25 de novembro de 2017, sábado, às 18h, o Conservatório UFMG recebe o concerto O piano contemporâneo e a técnica instrumental, do pianista Alexandre Zamith. Entrada franca. O Conservatório UFMG, fica na Av. Afonso Pena, 1534. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site www.conservatorio.ufmg.br.

Sobre Alexandre Zamith

Docente na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música, Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (FAPESP) e bacharel em Música Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo. Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental como conjugada a recursos eletrônicos em tempo-real. Desenvolveu projeto de pós-doutoral na Universidade de São Paulo / FAPESP, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom), com o projeto O piano em processos interativos: novos gestos e novos diálogos. Tem se apresentado em diversos encontros musicais e científicos nacionais e internacionais, com destaque para o Performa’09 (Encontro de Investigação em Performance – Lisboa/Portugal), Composition in 21st Century Conference (Dublin/Irlanda) e Sonorities Festival of Contemporary Music (Belfast/Irlanda do Norte). Lançou, em 2013, o CD Pianisticontemporâneo, com repertório direcionado exclusivamente a obras dos séculos XX e XXI.

Programação:

22 de novembro – quarta-feira
19h30 – Concerto I: Piano Contemporâneo na Música Brasileira
Adriano Lopes, Evan Megaro, Susana Castro Gil, Carla Reis, Alice Belém, Guida Borghoff

25 de novembro – sábado
16h30 – Palestra e Lançamento do Livro Escuta/Escritura
Rogério Vasconcelos

18h – Concerto II: O Piano Contemporâneo e a Técnica Instrumental
Alexandre Zamith

de dezembro – sexta-feira
18h30 – Mesa-redonda com compositores do Projeto Vertentes
Marcos Lacerda, Eduardo Campolina, João Carreño, Rafael Godoi, Levy Oliveira, João Pedro Oliveira, Sérgio Freire