Conservatório UFMG recebe Mariana Bruekers e Alvarito Terroba para show de música popular latino-americana

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 19h30, o Palco Livre do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG) recebe o show Plantita: o som da América Latina. Com um repertório diversificado, os músicos Mariana Bruekers e Alvarito Terroba apresentarão composições autorais e diversos gêneros da música latina. O evento é aberto ao público e, como medida de prevenção da covid-19, o uso de máscara é obrigatório.

Com mensagens de conexão com a natureza e valorização das relações interpessoais, Plantita emociona e faz refletir, enquanto encanta o público com a sonoridade peculiar da América Latina. O duo utiliza a flauta transversal e o violão de sete cordas, já conhecidos da cultura brasileira, bem como o charango, flauta quena e ronroco, instrumentos tradicionais de culturas andinas. 

O duo explora canções tradicionais e contemporâneas da cultura latino-americana, que refletem as influências e experiências musicais do encontro Brasil/Argentina realizado pelos músicos. É criado um diálogo com temas semelhantes permeando tradições de povos, sua ancestralidade e musicalidade, que reverbera também as influências musicais dos integrantes. Com sonoridade original, Plantita junta toda essa proposta ao amor e proximidade à natureza e os elementos que a cercam.

Sobre os músicos

Mariana Bruekers é brasileira, mestre em pedagogia musical pelo Royal Conservatoire (Holanda), graduada em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela UFMG (Brasil). É formada no Curso Internacional Orff de San Francisco/EUA - Level I. Possui três cd’s gravados (Flutuar no Horizonte - 2010; Saideira - 2014 e Chorando Pelo Mundo - 2018), além de participações em outros cd’s, como o da Gerais BigBand - 2010; Tião Duá: Rádio Mandinga - 2016 e Retalho de Mundo: Isabella Bretz - 2020. Integra os grupos Contraponto (Choro), Choro de Alegria (Música Brasileira), Flutuar Orquestra de Flautas, e Plantita (Música latino-americana e autoral).

Alvarito Terroba é argentino, violonista e compositor. Iniciou seus estudos musicais em seu país de origem, onde estudou com Alejandro Oliva, Gustavo Bazterrica, Pepe Luna, Jorge Messina, entre outros. Mudou-se para Belo Horizonte (Brasil) no ano de 2015. Atualmente cursa Bacharelado em Violão Erudito na UFMG e leciona violão de seis e sete cordas, cavaquinho, ukulele, charango e ronroco. Integra os grupos Choro de Alegria (Música Brasileira), Choro Liberdade (Choro), Quase Perfeitos (Samba/Choro) e Plantita (Música latino-americana e autoral).

Serviço:

Palco Livre – Plantita: o som da América Latina

Mariana Bruekers e Alvarito Terroba

Música popular latino-americana 

Data: 1º de setembro de 2022, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)

Uso obrigatório de máscara

Entrada franca

Mais informações: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Serviço

'Palco Livre – Plantita: o som da América Latina', com Mariana Bruekers e Alvarito Terroba

1º de setembro de 2022

19h30

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)