Conservatório UFMG recebe shows, abertura de exposição gratuita e recital de canto lírico

A programação da próxima semana, 28 a 30 de novembro, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro, BH) conta com shows, recital de canto lírico e a abertura da exposição Dona Jandira: uma vida pela arte

Recital Quem tem medo de canto lírico? - 28/11

No dia 28 de novembro, segunda-feira, às 19h30, o Palco Livre do Conservatório UFMG recebe a cantora Carolina Claret que apresenta o recital Quem tem medo de canto lírico?. A musicista exibe, pela primeira vez, recital solo empregando os recursos vocais da técnica de canto lírico, em um repertório vasto e diversificado que demonstra como a técnica foi utilizada desde os primórdios da história da música até os dias atuais no Brasil e no mundo.

O recital é uma experimentação que visa aproximar o público do canto lírico, desmistificando o estigma de que seja uma arte ultrapassada e de difícil compreensão. Para além de aproximar o público desse estilo de canto, Carolina faz um passeio pelos afetos e cores impressas na música através do tempo, no intuito de divertir e comover o espectador. A apresentação conta com a participação do pianista Robério Molinari, do violonista Leonardo Clementine e do violoncelista Guilherme Gonçalves.

Carolina Claret é pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE-UEMG), psicóloga formada pela UFMG e, recentemente, graduada Bacharel em canto lírico pela Escola de Música da UFMG. Sua experiência musical é extensa, tendo atuado como solista e corista nos grupos artísticos Coro Madrigale e Ars Nova – Coral da UFMG, além de fazer parte da banda belorizontina Nem Secos. Em parceria com o músico Leonardo Clementine, criou o trabalho de releituras musicais batizado de Casaleão Música. Participou como bolsista da 2ª Academia de Canto de Trancoso, realizada pela Mozarteum Brasileiro em Trancoso (Bahia). Participou do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs em Vic, na Espanha, junto com o  Ars Nova – Coral da UFMG, no qual foi contemplada com o terceiro lugar na categoria Coro Misto.

Show Prazer de Cantar - 29/11

Na terça-feira, 29 de novembro, às 19h30, o Conexões Musicais do Conservatório UFMG apresenta o show Prazer de Cantar com Mamour Ba e Grupo African Vozes. O repertório é baseado na literatura e filosofia musical africana, com uma riqueza absoluta em harmonia, melodia e expressões rítmicas. A apresentação conta com a participação da pianista Deynaba.

Compositor, arranjador, multi-instrumentista, maestro e diretor, Mamour Ba nasceu no Senegal (África). É formado em Artes pela Universidade de Dakar e participou de intercâmbios, através da Unesco, por diversos países da África, Europa e Américas. Em 2015, criou o grupo African Vozes com a finalidade de difundir as expressões vocais e levar o costume de cantar às pessoas.

Exposição e show especial – Dona Jandira: uma vida pela arte - 30/11

O Conservatório UFMG inaugura na quarta-feira, 30 de novembro, a exposição Dona Jandira: uma vida pela arte. O evento presta homenagem à trajetória dessa cantora nascida em Alagoas, mas que, há 20 anos, iniciou sua vida artística em Minas Gerais. A abertura da exposição acontece às 19h15 e conta com show especial de Dona Jandira e banda, às 20h. O show integra a programação Especial 2022: Retratos do Brasil, projeto do Conservatório que marca o bicentenário da independência do Brasil, com concertos que retratam manifestações diversas de música brasileira e ajudam a refletir sobre nossa identidade plural. A entrada é gratuita.

A mostra faz um passeio desde os primeiros passos de Dona Jandira na carreira musical, aos 66 anos de idade, culminando em seu primeiro show no ano de 2004. A exposição reúne peças do acervo pessoal da artista, com a exibição de fotografias, objetos pessoais, vídeos de apresentações e obras de arte que Dona Jandira ganhou de artistas renomados. Dona Jandira: uma vida pela arte pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30, até o dia 21 de dezembro, na Avenida Afonso Pena, 1534, Centro.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

Programação da semana - Conservatório UFMG

28 a 30 de novembro de 2022