Conservatório UFMG recebe VI Mostra de Percussão da UFMG

Na terça-feira, dia 28 de novembro, o Conservatório UFMG recebe parte da programação da VI Mostra de Percussão da UFMG. Começando às 13h30, a agenda do evento inclui apresentações de trabalhos, workshops e concertos. Às 16h45, o Grupo de Percussão da UFOP apresenta um mini-concerto, sob direção de Charles Augusto. Às 19h30, no projeto Conexões Musicais, é a vez do Grupo de Percussão da Pós-Graduação da UFMG, que apresenta um concerto em homenagem a Esdras Ferreira (Neném), dirigido por Fernando Rocha. Entrada franca. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

A programação da Mostra continua no dia 29, na Escola de Música da UFMG, no Campus Pampulha.

O Grupo de Percussão da UFOP é uma formação camerística composta por alunos do curso de Licenciatura em Percussão do Departamento de Música da UFOP, que iniciou suas atividades no ano de 2016. Já se apresentou em espaços como Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Fundação de Educação Artística e Conservatório UFMG. Em geral, o repertório é variado, contemplando obras para percussão coletiva de grande importância na história da música, arranjos de músicas populares e a encomenda de novas obras.

O Grupo de Percussão da Pós-Graduação da UFMG é parte do projeto de extensão Grupo de Percussão da UFMG e reúne alunos da pós-Graduação da universidade. O repertório do grupo, coordenado pelo professor Fernando Rocha, apresenta uma relação direta com as pesquisas desenvolvidas pelos seus integrantes, estimulando um diálogo entre performance e pesquisa.

Local: Conservatório UFMG
Data: 28 de novembro – Terça-feira

13h30 – Apresentação de trabalhos da Pós-Graduação em Música da UFMG
• José Henrique Viana: O berimbau de Naná Vasconcelos
• Breno Bragança: Sintonias, de Sérgio Freire, para berimbau e eletrônica em tempo real
• Bruno Aguiar: A Polimetria na Música de Hermeto Pascoal. Exemplos e práticas na bateria.

15h – Workshop com Mestre Santiago Reyther: A Música Cubana, irmã gêmea da música brasileira.

16h45 – Mini-concerto do Grupo de Percussão da UFOP
• Karlheinz Essl (1960-): Rudiments (1989/90) – estreia brasileira
• Dmitri Shostakovich (1906-1975): Intermezzo, da Ópera O Nariz (1928)
Direção: Charles Augusto
Integrantes: Adélia Cristina; Bruno Guinú; Carlos Fernandes; Carlos Miguel; Otho Guimarães; Saulo Moraes; Thiago Serrano
Convidados: Breno Bragança e Daniela Oliveira

17h – Apresentação de trabalhos da Pós-Graduação em Música da UFMG
• Érica Sá: Incorporando polirritmia através da prática de ritmos afro-brasileiros.
• Natália Mitre: Música Popular Instrumental Brasileira no Vibrafone solo:
Ferramentas para arranjo e performance
• André (Limão) Queiroz: Suíte para os Orixás: da criação à performance na bateria de Esdras Ferreira (Neném) nas faixas Xangô e Katendê

19h30 – Concerto do Grupo de Percussão da Pós-Graduação da UFMG – homenagem a Esdras Ferreira (Neném)
• Hermeto Pascoal (Brasil): Tacho. Arr. Fernando Rocha (bateria: Bruno Aguiar)
• Naná Vasconcelos (Brasil): Concerto para Berimbau e Orquestra - 1º movimento (berimbau: José Henrique Viana)
• Sérgio Freire (Brasil): Sintonias (berimbau: Breno Bragança) – Estreia
• Mauro Rodrigues e Esdras Ferreira (Neném): Suite para os Orixás (Exu, Pemba, Ogum, Katende, Nanã, Oxalá). Arr. Érica Sá e Natália Mitre (bateria: André Limão Queiroz)
Direção: Fernando RochaIntegrantes: André (Limão) Queiroz, Breno Bragança, Bruno Aguiar, Érica Sá, Fernando Chaib, Fernando Rocha, José Henrique Viana, Natália Mitre

Local: Escola de Música da UFMG
Data: 29 de novembro – Quarta-Feira

13h15 – Bruno Santos (Prof. da UFSJ) – 3 peças para Steel Drum