Conservatório UFMG sedia simpósio sobre música ibero-americana; programação gratuita

Prossegue até a próxima sexta-feira, 21 de outubro, o  4º Simpósio Internacional de Música Ibero-americana (Simiba), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música da UFMG, pelo Acervo Curt Lange UFMG e pela Associação Brasileira de Musicologia (Abmus). Durante esta semana será realizada uma série de atividades gratuitas no Conservatório UFMG e na Escola de Música da Uemg.

Realizado desde 2012, o Simpósio é resultado de colaboração entre as universidades de Salamanca (Espanha), onde ocorreu a primeira edição, do Estado do Amazonas (UEA), que sediou o segundo encontro, e Nova de Lisboa (Portugal), que acolheu o terceiro simpósio.

A quarta edição, em Belo Horizonte, tem como tema O antigo e o contemporâneo na música ibero-americana: diálogos com o tempo e a temporalidade.

Programação

Nesta quarta, 19 de outubro, também às 20h, haverá apresentação do coral Ars Nova – Coral da UFMG, sob regência de Iara Fricke Matte.

Uma apresentação que vai reunir diferentes tipos de expressão artística será realizada na quinta-feira, dia 20 de outubro, no mesmo horário. No concerto Entre sons, imagens e palavras, os músicos Felipe Amorim (flauta), Carlos Aleixo (violino), Ana Claudia Assis (piano) e Cenira Schereiber (piano) dividem o palco com João Pedro de Oliveira e Felipe Amorim, responsáveis pela difusão eletrônica, e com Luiz Naveda, que se encarrega da interação visual.

Na sexta-feira, dia 21 de outubro, último dia do evento, haverá apresentação da Orquestra Barroca do Amazonas, sob regência de Márcio Páscoa, e lançamento de álbum do 26º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora.

O evento também conta com convidados brasileiros e de outros países, em conferências, minicursos, lançamentos de livros, concertos, sessões de comunicações e sessões práticas. Conheça a programação.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG