Conservatório UFMG tem duo de piano e violino e show com a banda Caminantes nesta semana

No dia 12 de dezembro, segunda-feira, às 17h30, o projeto Perfomare, do Conservatório UFMG (Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH) recebe o Duo Orgânico composto pelo pianista Evan Megaro e pela violinista Roberta Arruda. No programa, obras de Mozart, Brahms, entre outros.

Sobre os músicos:

Roberta Arruda começou a estudar música em Campinas aos sete anos de idade, primeiro com a flauta doce e depois com o violino. Com uma bolsa da Fundação Vitae, Roberta estudou por dois anos na Academia Franz Liszt de Budapeste, na Hungria. Lá, entre outros, teve como professores membros do Quarteto Bartók. Após aperfeiçoar-se também em Munique, na Alemanha, Roberta mudou se para os Estados Unidos, onde completou mestrado com bolsa completa e recebeu o prêmio na Concerto Competition. Ainda nos Estados Unidos, no estado do Novo México, desenvolveu uma carreira ativa como musicista de câmara, além de ter tocado como solista e integrado diversos grupos instrumentais, dentre eles o Santa Fe Pro Musica, onde foi Principal Assistente dos Segundos Violinos. Em 2012, foi convidada para integrar o Quarteto La Catrina e começou a lecionar na New Mexico State University, onde ficou por três anos. Com o Quarteto, especializado em divulgar o repertório clássico latino, fez várias turnês pelos país e participou do Festival Cervantino, no México. Além de tocar o violino, Roberta também se apresenta na rabeca de no cenário de forró em Belo Horizonte.

Evan Alexander Megaro, pianista, formado em Estudos de Jazz pela Universidade Estadual da Cidade de Jersey, em Nova Jersey, EUA. Durante seu curso, no ano de 2001, realizou um semestre de intercâmbio na Escola de Música da Universidade de Kingston, em Londres, Inglaterra. Veio para o Brasil no ano de 2010, iniciando o curso de pós-graduação em Música (mestrado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano de 2010, sob a orientação de Miriam Grosman. Concluiu sua dissertação no ano de 2013, obtendo o título de mestre em Práticas Interpretativas música clássica. Obteve o doutorado em Performance de Música Clássica na UFMG, em 2020, sob a orientação de Margarida Maria Borghoff e Fausto Borém de Oliveira. Atualmente, Evan atua no cenário de Belo Horizonte nos âmbitos de piano solo erudito e popular, rodas de chorinho, grupos jazz e de projetos autorais.

Redes sociais:

@violinorobs
@evanmegaro

W.A. Mozart: Sonata para Violino nº. 21 em E Menor, K. 304

Ralph Vaughan Williams: The Lark Ascending

Johannes Brahms: Sonata para Violino nº. 3 em D Menor, Op. 108

Cyril Scott: Lotus Land

Última edição do Palco Livre 2022

A banda Caminantes é a atração do último Palco Livre da temporada 2022. O show será no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

“Costumamos falar que Caminantes não é uma banda propriamente dita, mas mais um espírito de amizade, de encontro, que se expressa em música”, explica Gabriel Haddad (violão, ukulele e voz). Na faculdade, ele, Gustavo Bequadro (violão, guitarra e voz) e Rodolfo Pinhón (teclados, acordeon, escaleta e voz) se encontraram e passaram a compartilhar o gosto comum pela música, que desaguou na formação do trio mineiro, cujo primeiro álbum foi lançado em 2018.

Em agosto de 2021, no meio da pandemia, a banda lançou seu segundo projeto autoral, disco produzido por Fernando Caneca, que passeia pela MPB clássica, sofrência pop-retrô, carimbó, rock e samba-reggae. Romance, mineiridades, orgulho latino-americano e críticas políticas guiam os temas das cinco faixas de Tem dias que são mais que anos.

Após dois anos sem se apresentar ao vivo, o trio retornou aos palcos em 2022 para lançar oficialmente o novo trabalho e agora reverbera as novas canções pela estrada. Além das músicas do EP, o show irá mesclar canções produzidas pela banda em outros trabalhos e homenagens a artistas como Luiz Gonzaga e Milton Nascimento. No show, a banda Caminantes se apresenta com Gabriel Haddad, Gustavo Bequadro, Rodolfo Pinhón, Tiago Buiú, Samuel Fonseca e Juventino Dias.

Serviço:

Performare - Duo Orgânico
Evan Megaro (piano) e Roberta Arruda (violino)
Data: 12 de dezembro de 2022
Segunda-feira / Horário: 17h30

Palco Livre - Banda Caminantes
Música popular
Data: 15 de dezembro de 2022
Quinta-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada franca. Informações: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG