Conservatório UFMG tem recital de canto e piano

No dia 23 de maio, terça-feira, Lorena Espina e Robério Molinari apresentarão, dentro da programação do projeto Conexões Musicais, um Recital de Canto e Piano. Às 20h, os músicos trarão ao Conservatório UFMG músicas de Robert Alexander Schumann, compositor alemão, além de obras de outros músicos como Mozart, Jules Massenet e Alessandro Scarlatti. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. Entrada franca. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

Sobre os músicos

Lorena Espina (mezzo-soprano) possui uma sólida formação em canto lírico e piano, que adquiriu em diversas instituições de prestígio na Argentina como o Conservatório Nacional de Música Carlos Lopez Buchardo e o Instituto Superior de Artes do Teatro Colón. Completou seus estudos na Áustria na Universidade Anton Bruckner (Linz).

Atualmente, a musicista integra, junto à pianista Paula Galama, o Duo Ars Cantus, que tem como o principal objetivo a difusão da música de câmera alemã e ibero-americana. Paralelamente a vida artística, Lorena Espina desenvolve uma intensa atividade pedagógica como professora de Canto. Realizou diversos masterclass e seminários em Instituições do Brasil como o Conservatório Brasileiro de Música e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e a Faculdade de Música do Espírito Santo.

Robério Molinari nasceu no Rio de Janeiro e, logo cedo, iniciou os estudos musicais. Graduou-se em Música no Conservatório Brasileiro de Música (CBM/RJ) em 1985, estudou técnica e interpretação e, em 1991, se especializou em Piano na Escola de Música da UFRJ. Robério é Mestre em Música (Piano) pela UFRJ (2011), já foi Professor de Percepção Musical do Coral da Assefaz, professor de Piano da Escola de Música da UFMG e professor de Apreciação e Percepção Musical do Centro de Formação Artística - Cefar do Palácio das Artes - Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte.

O músico é, atualmente, professor de Piano e Música de Câmera da Escola de Música da UEMG, pianista correpetidor da Escola de Música da UFMG e pianista correpetidor e organista do Coral Ars Nova da UFMG. O músico também leciona em caráter particular Piano, Percepção Musical e Apreciação Musical, em Belo Horizonte, onde montou o ‘Curso Audiovisual de Apreciação Musical’, o ‘Curso Preparatório de Percepção Musical para o CEFAR, UEMG e UFMG’ e o ‘Curso de Editoração Eletrônica de Partituras no Computador’.

Programa

· Frauenliebe und Leben, op. 42 (22’) R. Schumann (1810-1856)I. Seit ich ihn gesehenII. Er, der Herrlichste von allen
III. Ich kann’s nicht fassen, nicht glauben
IV. Du Ring an meinem Finger