Conservatório UFMG tem recital de trompete e piano nesta terça-feira

Obras para piano e trompete serão apresentadas por Érico Fonseca e Patrícia Valadão no Recital de Trompete e Piano que será realizado nesta terça-feira, dia 30 de maio, às 20h, no projeto Conexões Musicais. A apresentação é dividida em duas partes: a primeira contém obras do período romântico no século XIX e foram originalmente concebidas para trompete. Já a segunda parte é composta por obras didáticas de trompete do compositor suíço Jean-François Michel. Entrada franca. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

O século XIX, embora tenha sido um período muito produtivo para o piano como instrumento solista e camerístico, foi também uma época de escassa produção para o trompete. Assim, poucos compositores do período romântico confeccionaram obras que dessem destaque ao instrumento. Na apresentação do dia 30, obras de alguns desses compositores serão apresentadas, entre elas a Peça de Concerto nº2, do trompetista russo Vassily Brands, e a Sonata para cornete e piano, de Thorvald Hansen.

Na segunda parte do recital foram escolhidas obras do trompetista, educador e compositor suíço Jean-François Michel. Michel foi primeiro trompetista da Orquestra Filarmônica de Munique de 1976 até 1986, recebeu medalha de bronze no Concurso de Execução Musical de Genebra e atualmente é professor de trompete na Haute-école de Musique de Suisse Romande (HEM Site Fribourg).

As três últimas peças do programa, Le printemps (2006), Lorie (2011), Intrada Canzonetta e Saltarello (1998), são obras consideradas como repertório frequente em países do norte, seja em escolas de músicas ou conservatórios. Elas são consideradas de nível intermediário e caracterizam níveis de dificuldade distintos, que guiariam o principiante em trompete até o nível de dificuldade de obras da literatura trompetística, realizando um verdadeiro passo-a-passo musical.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG