Contação de histórias, exibição de filme, jogos e oficinas integram a programação especial de férias do Espaço do Conhecimento UFMG

Das pirâmides egípcias aos heróis dos quadrinhos: atividades de férias incentivam o brincar e o aprender no museu, de 8 a 31 de julho

Nada melhor do que aproveitar as férias para conhecer novas culturas, explorar assuntos curiosos e aprender atividades diferentes. Já pensou como seria visitar as pirâmides e esfinges egípcias? Ou, quem sabe, conversar com as mulheres que revolucionaram o conhecimento e a história ao longo dos séculos? E se fosse possível criar seu próprio herói? Não é preciso ir muito longe para pode fazer tudo isso.

Durante essas férias, o Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial para toda a família. De 8 a 31 de julho, o público poderá participar de oficinas, apresentações teatrais, contação de histórias e exibição de filmes, atividades que levam o conhecimento de forma divertida para todas as idades. A participação é gratuita. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Brincando pelas esquinas da cidade

A viagem começa pelo quintal de casa, quando brincadeiras antigas como bolinha de gude, amarelinha e rodar peão, temas de composições do Clube da Esquina, serão relembradas em Arte do Brincar nos dias 22 e 30 de julho, às 15h. O Clube dos meninos de Santa Tereza é tema também da roda de conversa Música e Contexto, que acontece dia 16, às 19h.

Já em Desvendando Esquinas, os visitantes serão levados a um passeio pelas esquinas e histórias da cidade e de importantes artistas da época nos dias 15, às 19h, e 29, às 15h. A música ambienta o percurso Som, Ciência e Música, que irá trabalhar com as principais curiosidades científicas sobre o som. A atividade acontece nos dias 8 e 29 de julho, às 19h.

Com a mão na massa!

O que os vestígios de tempos distantes têm a nos contar sobre o passado? A oficina Arqueologia para Crianças, nos dias 26 e 28 de julho, às 14h30, pretende instigar nos pequenos a curiosidade e o interesse sobre a atividade arqueológica. Em Fábrica de Heróis, os visitantes serão levados a um resgate da história da escrita e, logo depois, poderão criar o seu próprio herói nos dias 18 e 20 de julho, às 14h. As diferentes formas de registro também são tema da oficina Carimbo: marcações da história através da gravura, que acontece nos dias 12 e 14, às 14h.

Contando e fazendo história

A história de grandes mulheres pouco aparece nos livros e nas principais narrativas sobre o passado. Mas, elas sempre estiveram presentes, seja como artistas, cientistas ou revolucionárias. Para mostrar que o sexo feminino não é nada frágil, o Percurso História das Mulheres acontece no dia 15 de julho, às 15h.

E as histórias não param por aí! Mitologia africana, curiosidades sobre as embarcações e seus valentes marinheiros e dos principais cientistas que revolucionaram o conhecimento são temas das atividades Mediação Coletiva, que acontece nos dias 11 e 13, às 15h; Contos da Esfinge, dia 22, às 19h; Diário de Bordo: história dos navegantes, dia 23, às 15h; e Intervenção Teatral: Encontro de Cientistas, dias 19 e 21, sempre às 14h.

Os dilemas da escola e da passagem para a vida adulta serão debatidos na exibição do documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006), que acontece no dia 9 de julho, às 14h, seguida de uma roda de conversa com o público. Já em Trilhas do Saber: uma experiência interativa, um jogo transforma a exposição Demasiado Humano em um palco para uma divertida encenação nos dias 25 e 27, às 14h.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br