Contexto social do surgimento do Clube da Esquina é tema de debate no Espaço do Conhecimento UFMG

Roda de conversa integra programação especial de férias, de 8 a 30 de julho

Na década de 1970, Belo Horizonte foi cenário de novos rumos para a música popular. Jovens amigos, reunidos em torno de Milton Nascimento, formavam o movimento que ganharia o nome de Clube da Esquina, em meio a um turbulento contexto político e social, no qual a cultura despontou como terreno propício para resistência. Esse período, marcado pela ditadura e a censura, será debatido na Roda de Conversa: Música e Contexto, no próximo domingo, às 14h.

A oficina tem duração estimada de uma hora e meia, com classificação indicativa de 14 anos. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção.

A atividade faz parte da programação especial de férias, que acontece de 8 a 30 de julho. Serão abordadas algumas letras de músicas do Clube da Esquina. Os mediadores e participantes debaterão como, em algumas composições, é possível perceber uma reflexão sobre o momento político do país.

Nova Exposição

A exposição Canção Amiga é resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas UFMG, um trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado. A exposição ocupa o segundo e o quinto andares do Espaço. No Planetário, haverá a exibição do filme Entre Discos e Esquinas. Na Fachada Digital, uma projeção exibe as artes de LPs da década de 1970 produzidos por artistas do Clube da Esquina. A mostra fica em cartaz até setembro.

Programação de Férias

A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma série de atividades para toda a família. De 8 a 30 de julho, os visitantes poderão participar de sessões no Planetário, oficinas de astronomia, contação de histórias, percurso temático, intervenções teatrais e jogos. Mais informações estão disponíveis no site do Espaço e em sua página no Facebook.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br