Conversa com o maestro: Ars Nova - Coral da UFMG promove lives de bate papo com convidados

Com experiência de 12 anos como apresentador e entrevistador do programa Conversa de Músico na TV Senado, o maestro Lincoln Andrade vai comandar a partir de setembro um novo quadro que compõe as ações virtuais do Ars Nova - Coral da UFMG.

No Conversa com o maestro, convidados especiais vão participar de um bate papo descontraído, ao vivo, no Facebook e no YouTube do Coral. Durante a transmissão, o público pode comentar, fazer perguntas e interagir com os participantes através das redes sociais.

A estreia do quadro aconteceu ontem, 14 de setembro, tendo como convidado Igor Leandro, produtor musical e responsável pela edição de áudio e vídeo dos coros virtuais do Ars Nova. A conversa pode ser vista aqui.

O coro virtual, outra das ações virtuais realizadas pelo Ars Nova em 2020, é uma produção feita inteiramente à distância, com cada cantor na sua casa. Tem parceria da Universidade Federal de Minas Gerais, da Escola de Música da UFMG e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. O repertório de coros virtuais já lançados é diverso, incluindo as canções Apesar de Você, de Chico Buarque, MLK, do U2, Serenata na Floresta, de Schubert e outros. Todos os vídeos já estão disponíveis no YouTube.

Sobre o Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de 61 anos, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob a direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Em 2020, diante da pandemia, o Ars Nova vem lançando coros virtuais que já somam mais de 16 mil visualizações no Youtube, está participando de festivais online nacionais e internacionais e abriu um Concurso de Composição para premiar uma obra coral autoral e inédita, feita especialmente para este formato virtual.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília onde começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais.  Como maestro convidado, atuou na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e na Orquestra de Câmara Opus. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004.

Lincoln regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, nos Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia.  Além disso, foi produtor musical, apresentador e entrevistador do programa Conversa de Músico, produzido e veiculado durante 12 anos pela TV Senado. É constantemente convidado a ministrar cursos, palestras e workshops sobre regência em diversos festivais de música pelo Brasil. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Ars Nova Coral da UFMG