Coral da Faculdade de Letras UFMG lança vídeo de arranjo virtual de música do compositor Edino Krieger

O Coral da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG acaba de lançar seu último trabalho, o vídeo do arranjo virtual da música Passacalha, referência a uma forma musical barroca. Nesta composição, Edino Krieger transporta a forma musical clássica para a música popular brasileira, com letra e melodia originais do compositor catarinense. O vídeo da performance pode ser visualizado no canal do Coral da FALE no YouTube. A integrante Bia Lana ficou responsável pela edição das imagens.

A confecção de um arranjo virtual é a possibilidade que o coro tem de se reunir e se ouvir juntos neste período de pandemia. Para isso, realizam encontros aos sábados, por meio de videoconferência, para exercitar suas vozes e ensaiar arranjos. Pelos grupos de WhatsApp que possuem, fazem o compartilhamento dos resultados individuais dos ensaios e, então, o regente do coral reúne os áudios de cada naipe (sopranos, contraltos, tenores e baixos) e os balanceia para soarem equilibrados. O coro segue trabalhando em novos arranjos que, em breve, serão divulgados.

O coral mantém o registro de suas atividades no Instagram, local onde podem ser encontradas mais informações sobre sua trajetória e seus integrantes.

Sobre o coral

O Coral da FALE nasceu em meados de 1987, na Faculdade de Letras da UFMG, por iniciativa de um grupo de estudantes apoiados por professores da unidade universitária, com o objetivo de dinamizar o cotidiano acadêmico e promover o canto coral como parte de uma formação multidisciplinar. Apesar de inicialmente ter sido voltado aos estudantes da Letras, hoje o coral é aberto à participação da comunidade e estimula a interação entre membros de diversas faculdades e da comunidade geral. Ao longo de sua história, o Coral da FALE vem apresentando um repertório variado, que vai do estilo erudito ao popular brasileiro. Atualmente, trabalham no coro os alunos João Pedro Vasconcelos (regente), Paulo Mendes Porto (pianista) e Letícia Muniz (preparadora vocal).

Outras informações: cantafale@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG