Correios lançam selo comemorativo dos 50 anos da chegada do homem à Lua no Espaço do Conhecimento UFMG

Evento acontece no dia 20 de julho, às 18h30, e contará com a presença da Cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Rita Rico; karaokê, filmes e sessões

Os 50 anos da chegada do homem à Lua serão celebrados pelos Correios com o lançamento de um selo comemorativo. O evento ocorrerá simultaneamente em Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro no dia 20 de julho, às 18h30. Na capital mineira, o Espaço do Conhecimento UFMG sedia a inauguração do selo com a presença da Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico. A entrada é gratuita.

No primeiro dia de circulação do material, que será comercializado a R$ 3,75, um carimbo será aplicado aos selos, tornando-os ainda mais especiais. Para participar, os visitantes devem retirar uma senha na recepção do museu.

Karaokê e sessões no Planetário
Logo após o lançamento, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza outras ações em homenagem ao pouso humano na Lua, como Observação Noturna, Karaokê temático e exibição de sessões no Planetário. As atividades integram o Festival de Inverno da UFMG e a Virada Cultural de Belo Horizonte.

Nós não somos os únicos apaixonados pelo satélite natural. A atividade Karaokê da Lua mostra que ela já serviu de inspiração para artistas dos mais diversos gêneros musicais. Ainda no sábado, às 18h, a atração convida os visitantes a soltarem a voz ao som de canções emblemáticas como Lua de Cristal, da Xuxa, e A Lua me Traiu, da Banda Calypso. Não acabou aí: Rouge, Exaltasamba, Natiruts e Sandy & Junior são exemplos de grupos que compõem o repertório escolhido pelo museu.

Em seguida, às 19h, a Observação Noturna volta sua atenção para os planetas Júpiter e Saturno. Na Observação do Sol, que acontece no domingo, 21 de julho, às 11h, é possível apreciar nossa estrela através de um telescópio especial, sem riscos à visão.

A programação conta ainda com sessões gratuitas do Planetário. Às 18h do sábado, a sessão A Lua e o Zodíaco mostra a mudança nas fases de nosso satélite natural ao longo do mês e as constelações por onde ele passa ao longo de seu ciclo. Em seguida, às 19h, os pequenos vão aprender muito sobre o nosso Sistema Solar no filme ABC das Estrelas. A viagem pelo Universo continua na sessão O Alvorecer da Era Espacial, às 20h, que aborda a competição entre Estados Unidos e União Soviética pela supremacia no espaço!

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG