Covid-19: cartilha da UFMG reúne dicas para mães e gestantes

Material é inspirado nos cuidados preconizados pela OMS

Durante a pandemia da Covid-19, grávidas e mães de recém-nascidos precisam de cuidados redobrados, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, elas integram o grupo de risco da doença. A professora Lívia Magalhães, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e a residente de pós-doutorado em Ciências da Reabilitação Regina Torkomian elaboraram uma cartilha que reúne dicas e orientações referentes aos cuidados a serem tomados por gestantes, puérperas e mães durante esse período. 

Os cuidados seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): lavar bem as mãos, utilizar máscaras faciais e manter o isolamento social. Além disso, nessa época, as mães podem continuar amamentando, pois não há indícios de transmissão do vírus através do leite materno.

É importante que as crianças, mesmo não fazendo parte do grupo de risco da Covid-19, também sigam as recomendações de higiene preconizadas pela OMS. Para aliviar a rotina pesada da quarentena, lavar as mãos pode virar um momento de brincadeira e interação entre mães e filhos.  

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 9 8647-4879

www.eeffto.ufmg.br

Serviço