Crianças aprendem e ensinam ciência por meio de projeto de extensão do MHNJB-UFMG

Com o objetivo de implantar projetos de educação ambiental, com base na formação de professores e na utilização de novas metodologias pedagógicas, o projeto de extensão Jardim Botânico Vai à Escola, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), leva iniciação científica a crianças da rede pública de Belo Horizonte.

Neste ano, alunos de nove a doze anos da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo desenvolveram o projeto Incrível invisível, sobre microbiologia de criança para criança. Uma vez por semana, os cinco bolsistas de Iniciação Científica Jr. do projeto aprendem sobre o tema com a equipe coordenada pela bióloga Alessandra Abrão Resende no MHNJB.

Nos demais dias, as crianças atuam como monitoras da aula de ciências do professor Henrique Melo Franco na escola. Os alunos criaram um canal no Youtube para, em sala de aula e fora dela, transmitir aquilo que aprendem durante as idas ao museu.

Assista o vídeo que a TV UFMG produziu sobre o tema:

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG