CTE-UFMG recebe evento do Projeto Paraesporte e Terapia Ocupacional

Evento é realizado por professoras e pesquisadoras do curso de Terapia Ocupacional em parceria com paratletas e seus familiares

O Centro Esportivo Universitário (CTE) da UFMG realiza, na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o evento Despertar para Incluir. A proposta é divulgar as contribuições do Projeto Paraesporte e Terapia Ocupacional na vida cotidiana dos participantes, por meio de apresentações de dança, rap, poesia, vídeos, podcast, fotografias e relatos produzidos pelos próprios paratletas e seus familiares. Além disso, as professoras apontam a importância de levar para fora dos muros do CTE a potência encontrada na experiência com os paratletas e familiares, fazer circular o diálogo sobre a deficiência e desmistificar o imaginário em torno do tema.

A ação integra o Projeto Paraesporte e Terapia Ocupacional, coordenado pelas professoras do Departamento de Terapia Ocupacional Adriana Maria Valladão Novais Van Petten e Regina Céli Fonseca Ribeiro, junto da aluna Jéssica Maciel Figueiredo, do mestrado do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Ocupação (CPGEO), e conta com a participação das alunas de graduação em Terapia Ocupacional Virginie Rodrigues Melo, Raquel de Caldas Teles e Lorena Sales Nascimento, todas vinculadas à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

O momento Despertar para Incluir é resultado das rodas de conversa que aconteceram ao longo de 2023, junto dos pais, familiares e responsáveis pelos paratletas do CTE com o objetivo de estimular a sua independência e autonomia em tarefas do cotidiano e melhorar o desempenho no esporte. Diferentes temas foram propostos de forma coletiva ao longo dos encontros, como Autonomia e independência, Olhar e ação do outro, Nossos filhos dão conta de que? e Adolescência, sexualidade e mídia. Além do acompanhamento e apoio das terapeutas ocupacionais, as ações contribuíram para a construção de uma rede de apoio, diálogos e trocas de experiências. Além disso, o projeto busca ressignificar as relações de cuidado entre pais, mães, filhos e filhas.

Sobre o projeto

O Projeto Paraesporte e Terapia Ocupacional surge a partir do Trabalho de Conclusão de Curso das alunas de graduação Amanda Gonzaga e Jéssica Maciel, em parceria com Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB - CTE-UFMG), que desenvolve trabalhos voltados para o esporte de alto rendimento em quatro modalidades: atletismo, natação, halterofilismo e para taekwondo. Atualmente o projeto integra  a pesquisa da aluna de pós-graduação Jéssica Maciel Figueiredo a partir do seu contato com treinadores e atletas do CTE. Esse relacionamento permitiu que Jéssica identificasse demandas da terapia ocupacional  para construir a independência dos paratletas em tarefas do cotidiano e, consequentemente, para a melhora do seu desempenho esportivo.

O principal objetivo da pesquisa é identificar o impacto da carreira esportiva nos papéis ocupacionais no cotidiano de paratletas. Já as ações do projeto são voltadas tanto para os atletas de base do CTE quanto para a equipe paralímpica de alto rendimento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG