Cultura negra e educação: Bibliografia Viva da UFMG e UFOP homenageia Luiz Alberto Oliveira Gonçalves

Educação e movimentos sociais na interface educação e questões étnico-raciais

O sétimo episódio do Bibliografia Viva, realizado por meio de uma parceria entre a UFMG e a UFOP, homenageia o professor e pesquisador Luiz Alberto Oliveira Gonçalves. O programa vai ao ar nesta quinta-feira, dia 25 de novembro, às 19h, pelo canal no YouTube da Faculdade de Educação (Fae) da UFMG.

As contribuições de Luiz Alberto Oliveira Gonçalves têm relevante destaque nos debates em torno das políticas de ações afirmativas de acesso às universidades. A trajetória acadêmica do pesquisador é marcada pela interface cultura negra e educação, o que possibilitou diferentes ações em torno dos temas relacionados às questões étnico-raciais, dentre elas o lançamento de livros como A Síndrome do Medo Contemporâneo e a Violência na Escola e O Jogo das Diferenças.

Na Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves tem contribuído em distintos debates sobre a negritude e a cultura afro-brasileira, participando inclusive da criação do Grupo de Trabalho de nº 21, relacionado à Educação e Relações Étnico-Raciais da entidade.

Como assessor, o docente colaborou com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (1999). Na atualidade, atua como consultor técnico. Foi membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Fundação Palmares (2002) e ocupou a Secretaria de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República (2003 e 2004).

Nos dias atuais, Luiz Alberto é professor da UFMG, onde foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e do mestrado e doutorado em Educação do Convênio Internacional entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Onze de Novembro (Angola).

Movimento negro

A trajetória de Luiz Alberto tem marcas das lutas do movimento negro e da busca pelo acesso da população negra à educação. Quando entrou na universidade, diante da falta de debates antirracistas, dedicou-se às questões étnico-raciais, principalmente para a pós-graduação.

Nos conselhos da UFMG, colaborou para a democratização da instituição e para os debates em torno das relações étnico-raciais, construindo a defesa da igualdade racial e as lutas antirracistas.

Trajetória acadêmica

O pesquisador nasceu em Santos (SP) e estudou Ciências Políticas e Sociais no Instituto de Ensino Superior em São Caetano do Sul. Concluiu o mestrado em Educação pela UFMG (1985), onde foi orientado pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury. Luiz Alberto defendeu a dissertação intitulada O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial, considerada como pioneira sobre as temáticas raciais no contexto educacional no Brasil. Na França, concluiu o doutorado em Sociologia pela Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, onde foi orientado pelo pesquisador Alain Touraine (1994). E o pós-doutorado foi feito na Universidade de São Paulo (2006).

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre o educador será conduzida pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP), que terão como convidados: Natalino Neves da Silva (UFMG), Petronilha Beatriz G. e Silva (UFScar), Sandra de Fátima Pereira Tosta (UFOP) e Vanessa R Eleutério Miranda (UFMG). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar as reflexões dos seis pesquisadores sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da Fae.

O programa já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05), Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06), Janete M. Lins de Azevedo (29/07), Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (26/08), Osmar Fávero (30/09) e Nicanor Palhares Sa (28/10). Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Geraes (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) - 1822/2022, das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da Fae/UFMG e da Rede Comunica Educação.

Serviço:

Bibliografia Viva - Educação e movimentos sociais na interface educação e questões étnico-raciais

Data: 25 de novembro - Quinta-feira

Canal: www.youtube.com/UFMGfae

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

'Bibliografia Viva' - Educação e movimentos sociais na interface educação e questões étnico-raciais

25 de novembro de 2021