Culturas de resistência dão o tom de exposição na Reitoria da UFMG

A Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do Centro Cultural UFMG e da Biblioteca Universitária da UFMG, convida para a abertura da exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores. O evento será no domingo, 4 de junho, às 10h, no Saguão da Reitoria UFMG, campus Pampulha. A entrada é gratuita e tem a classificação livre.

A mostra tem curadoria de Fabrício Fernandino, curadoria adjunta de Mateus Souza, e é constituída por cinco núcleos temáticos: Módulo Institucional, Tenacidade - O sertão das gerais, Resistência - O Vale do Jequitinhonha, Consciência - Raízes africanas e Diversidade - luta e utopia dos povos originários, com curadorias específicas.

A partir da noção de resistência cultural, a exposição reúne um conjunto de obras de arte entre desenhos, pinturas, gravuras, manuscritos, registros audiovisuais, fotolitos, instalações, objetos artesanais, sites interativos, podcasts, fotografias e publicações dos acervos da universidade, que poderão ser vistas até 27 de novembro de 2023.

Consciência - Raízes africanas | Curadora: Professora Sônia Queiroz

Uma pequena mostra das artes contemporâneas que trazem para o presente formas, cosmovisões, cores e sons ancestrais é apresentada nesse módulo. O artista plástico Jorge dos Anjos, os poetas Adão Ventura e Ricardo Aleixo, a poeta e ensaísta Leda Martins e o artista sonoro Marco Scarassatti representam tantos outros artistas brasileiros. As produções que a Editora UFMG e o Laboratório de Edição da Faculdade de Letras têm publicado no campo dos estudos sobre as culturas africanas e afro-brasileiras também compõem esse núcleo temático.

Diversidade - luta e utopia dos povos originários | Curador: Professor Guilherme Trielli

Esse módulo apresenta, por meio de uma instalação artística, a presença dessa diversidade no Acervo Indígena da UFMG, cujo arcabouço se constitui por um conjunto de documentos e obras produzidas prioritariamente por autores e editores indígenas do Brasil e da América Latina.

Resistência - O Vale do Jequitinhonha | Curadora: Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha)

Esse núcleo temático se propõe a mostrar um pouco da arte universal do Vale do Jequitinhonha, com a presença de mestres de ofício e representantes da nova geração de artesãos, herdeiros dos saberes tradicionais desse território. Parte da diversidade do artesanato da região, como cerâmica, fiação, tecelagem, madeira, bordado, trançado, pintura e outras artes constituem esse módulo.

Tenacidade - O sertão das gerais | Curadora: Professora Sibelle Cornélio Diniz

Idealizada entre 2020 e 2021, em tempos de pandemia, a exposição Sertão Mundo trouxe para o público um pouco desse sertão histórico, situado no coração do Brasil e no de Guimarães Rosa. Foi a primeira mostra totalmente virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, que agora ganha materialidade realçando a força de resistência que significam as manifestações culturais apresentadas em Sertão Mundo.

Um Brasil possível

Culturas de resistência – Substratos transformadores propõe apresentar importantes manifestações culturais que fazem parte da formação de uma identidade representativa de distintos segmentos da nossa sociedade, relata Fabrício Fernandino, curador da exposição.

“Foram elencados quatro substratos sociais expressivos que, sobreviventes e insurgentes, vem contribuindo de forma quase velada para a consolidação de uma tradição cultural e política peculiar em nosso país”, declara.

“O que chamo de substratos sociais são os segmentos marginalizados dessa sociedade – o sertanejo, o camponês, o negro e o indígena. Esses grupos sociais só tiveram uma alternativa, a de se apoiarem em sua cultura e buscarem em seus valores tradicionais, religiosos e filosóficos uma determinação pétrea para seguir, viver e lutar”, esclarece.

Essa exposição é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do Centro Cultural UFMG e da Biblioteca Universitária da UFMG, que propõe um trânsito por essas culturas das margens através das visualidades, oralidades, musicalidades, religiosidades, ritos, memórias, sentimentos e registros bibliográficos.

Serviço:

Exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores