Curadores e coordenadores do Espaço do Conhecimento UFMG relatam desafios da montagem de exposição virtual

Evento acontece no dia 30 de julho, às 19h30, dentro da programação do Festival de Inverno da UFMG

Até o próximo sábado, 31 de julho, acontece o 53º Festival de Inverno da UFMG, realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação do dia 30, sexta-feira, às 19h30, com a roda de conversa Sertão Mundo: os desafios de uma montagem de uma exposição virtual.

A nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, que será lançada em breve, foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, nas sonoridades, nas artes visuais ou na literatura, será possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis.

A montagem da exposição tem apresentado inúmeros desafios à equipe do Espaço, desde a definição da plataforma de navegação, do funcionamento do site, da interação com os visitantes/usuários, da estruturação das oficinas com o público e dos processos de mediação. Esses e outros temas serão tratados nesta roda de conversa, na qual o público poderá ter um spoiler da nova exposição.

A curadoria é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG), Diomira Ma.C.P.Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG) e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).

Roda de Conversa Sertão Mundo: os desafios de uma montagem de uma exposição virtual será realizada no dia 30 de julho, em uma live no YouTube (www.youtube.com/espacoufmg), das 19h30 às 20h30, com a participação dos curadores da exposição e dos coordenadores dos núcleos de Expografia e Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG. A mediação será de Sara Moreno, Gestora Cultural e Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha - MAP.

Serviço:

Quando: 30 de julho, sexta-feira, das 19h30 às 20h30

Onde: canais de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG (www.youtube.com/espacoufmg) e da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (www.youtube.com/culturaufmg)

Programação completa do 53º Festival de Inverno da UFMG: www.ufmg.br/festivaldeinverno

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Serviço

'Roda de Conversa Sertão Mundo: os desafios de uma montagem de uma exposição virtual'

30 de julho de 2021

Multimídia