Curso breve da SBR e UFMG trata de retórica, gramática e lógica

Pesquisadores da UFMG e de outras universidades vão participar, em outubro, de curso on-line sobre as temáticas da retórica, da gramática e da lógica (dialética), nas abordagens histórica e comparativa. A iniciativa tem o intuito de ampliar o alcance desses estudos entre graduandos, professores do ensino médio e outros interessados.

As aulas vão tratar de um dos temas mais relevantes da história da retórica, que é o modelo pedagógico clássico que une retórica, gramática e lógica na Idade Média e sua conexão com a Antiguidade e a contemporaneidade.

Os encontros serão às segundas-feiras, dias 2, 9 e 16 de outubro, sempre das 20h às 21h50.

Dia 2: Retórica
Palestrante: Jacyntho Brandão (Letras/UFMG, Academia Mineira de Letras) Debatedor: Rafael Silva (Letras/Universidade Estadual do Ceará)

Dia 9: Gramática
Palestrante: Fábio Fortes (Letras/UFJF). Debatedor: André Coniglian (Letras/UFMG)

Dia 16: Dialética/Lógica
Palestrante: Roberta Miquelanti (Filosofia/UFBA). Debatedor: Antonio Coelho (Filosofia/UFMG)

A promoção dos cursos é da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), e essa primeira série de encontros foi proposta em parceria com líderes do Grupo de Pesquisa Retorar, da UFMG, responsável pela realização ao lado do projeto de extensão UFMG noturna.

As inscrições para as 85 vagas devem ser feitas por formulário Google. Os participantes on-line deverão entrar na plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail aos inscritos).

Deve ser anexado ao formulário o comprovante de pagamento de 30 reais, por meio de Pix (chave: sbretorica@gmail.com). O valor é considerado simbólico, e a cobrança visa minimizar a desistência de inscritos — fenômeno que ocorreu bastante em eventos on-line, durante a pandemia —, fator que, segundo os organizadores, impossibilita inscrições de pessoas comprometidas com a participação efetiva no curso. Todos os convidados e monitores são voluntários, e o valor arrecadado no curso será destinado a despesas operacionais e cartoriais, entre outras. É importante que, antes de fazer o Pix, o candidato verifique se o formulário está aberto, pois o canal de pagamento será desativado quando todas as vagas estiverem preenchidas.

A participação valerá certificado da SBR e da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG