Curso da UFMG forma ativistas e agentes sociais das periferias de BH

Projeto de extensão da Escola de Arquitetura prepara participantes para atuar na transformação da realidade das comunidades

A UFMG oferece Curso de Formação de Ativistas e Agentes Sociais, que é composto por encontros gratuitos e temáticos com a participação de moradores e lideranças das comunidades periféricas de Belo Horizonte.

Nesses encontros, são debatidos temas sugeridos pelos próprios cursistas, relacionados a direito à cidade, reforma urbana, meio ambiente, moradia, habitação, agroecologia e outros. A partir das reflexões promovidas, surgem perspectivas de mobilização e propostas de políticas públicas e ações concretas.

Iniciado no primeiro semestre de 2022, o curso é organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (LabUrb), da Escola de Arquitetura da UFMG, e pelo Observatório das Metrópoles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Troca entre periferia e academia
Professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura (EA/UFMG) e uma das coordenadoras do curso, Junia Maria Ferrari de Lima afirma que há uma grande troca de saberes entre alunos e os professores e pesquisadores.

“O curso nos atualiza sobre a realidade das periferias, que muda todo o tempo. Para os alunos, é uma ‘aula ao vivo’ do que é a região metropolitana e os desafios das periferias”, afirma.

A professora destaca ainda que o curso permite que “os participantes tenham acesso a informações sobre direitos que até então eram desconhecidas para eles; ao mesmo tempo, são criadas redes de parceria e aproximação. “Nessa troca, todo mundo sai ganhando”, considera a docente, que é também coordenadora do LabUrb.

Diálogo e impacto
A convite do Fórum Nacional de Reforma Urbana, o curso começou em Belo Horizonte inspirando-se em experiências existentes em outras capitais do país.

O projeto se tornou uma atividade itinerante, na qual os pesquisadores vão primeiramente às comunidades de Belo Horizonte para entender necessidades e demandas. “Essa interação propicia inovações e mostra que é possível solucionarmos problemas”, conclui Junia.

Reconhecimento
Em 2023, o projeto foi escolhido para se apresentar na Jornada de Extensão. No evento, uma das cursistas, Nilmara, moradora da ocupação Maria Carolina de Jesus, relatou sua experiência: “Esse ‘abraço’ que esse projeto me deu foi muito importante. No final, posso dizer que aprendi muito. Vou levar isso para minha vida e área de atuação”, contou.

A iniciativa foi premiada, em 2022, por Destaque de Extensão na Semana do Conhecimento UFMG. O trabalho premiado foi apresentado pela bolsista e estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo Bárbara Moreira, sob orientação do professor Thiago Canattieri, que também coordena o projeto.

O Curso de Formação de Ativistas e Agentes Sociais tem apoio do CNPq, Habitat para Humanidade no Brasil, Fórum Nacional de Reforma Urbana e Centro de Direitos Econômicos e Sociais (CDES) e União Europeia.

Informações sobre próximas edições e inscrições de participantes são divulgadas no Instagram e site do LabUrb.

LabUrb
Criado em 2005, o Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (LabUrb) é um grupo de pesquisa, ensino e extensão sobre temáticas urbanas e metropolitanas, especialmente sobre a realidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Atualmente, o LabUrb sedia o Núcleo RMBH do Observatório das Metrópoles, reunindo pesquisadores da UFMG e de outras instituições.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG