Curso de graduação em Estatística da UFMG completa 40 anos

Data será comemorada em edição especial do Dia do Estatístico

Mais antigo de Minas Gerais e nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso de graduação em Estatística da UFMG faz 40 anos neste ano. A data será celebrada dias 7 e 8 de junho, durante a quarta edição do Encontro Comemorativo do Dia do Estatístico. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

O encontro será aberto com palestra do professor aposentado Wanderley Ramalho. “Ele teve participação importante na construção do curso e é um grande entusiasta da profissão”, justifica Ilka Reis. A programação inclui minicurso e palestras. No caso do minicurso Grafos aleatórios, com o professor Adrian Pablo Hinojosa Luna, as inscrições estão abertas até dia 5 de junho.

Realizado desde 2015, o objetivo do encontro é oferecer aos alunos do curso um ambiente de conhecimento sobre a área e de valorização do profissional. “Procuramos sempre trazer palestrantes que estão inseridos no mercado de trabalho, mas sem esquecer de contemplar a experiência dos profissionais da academia”, explica a professora Ilka Afonso Reis, que integra a comissão organizadora do evento.

Curso em Estatística da UFMG

Na UFMG, o estudante de estatística pode optar por um entre os dois percursos: o teórico, que prepara o aluno para a pós-graduação, e o aplicado, com ênfase maior no mercado de trabalho. Durante o curso, o aluno também pode escolher disciplinas optativas que conferem direcionamento para uma área específica (ciências da saúde, ciências econômicas, indústria). Além disso, a instituição oferece diversas oportunidades de iniciação científica, iniciação à docência e iniciação à extensão e uma empresa júnior de consultoria estatística, totalmente administrada pelos alunos do curso.

“Temos recebido profissionais de outras áreas, muitos até com pós-graduação concluída, que procuram nosso curso como uma segunda graduação. Mas a maioria ainda são jovens que acabaram de finalizar o segundo grau”, afirma a coordenadora sobre o perfil dos ingressantes no curso.

O campo de atuação do estatístico é amplo, em locais como indústrias, instituições públicas, hospitais e instituições de pesquisa médica, empresas de opinião e mercado, bancos e companhias de seguro e centros de pesquisa. O curso forma profissionais que planejam a coleta, o processamento e a análise de dados, gerando informação. O estatístico está em alta, garante Thais Rotsen. "É uma das mais promissoras no ensino superior", afirma.

O curso de Estatística da UFMG foi criado em 1978 e foi reconhecido pelo MEC por meio da portaria 154, de 22 de abril de 1983. Começou suas atividades oferecendo 30 vagas no vestibular, até que, em 2009, com a implantação do Plano de Reestruturação e Ampliação das Universidades Federais (Reuni), passou a ofertar 45 vagas anuais.

Ana Carolina Carvalho Beltrão - Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Curso de graduação em Estatística da UFMG completa 40 anos

Dias 7 e 8 de junho de 2018