Curso de Museologia da UFMG realiza exposição ‘Minas Entre-Cenas’

No dia 19 de junho, às 19h, no MIS Cine Santa Teresa, Rua Estrela do Sul, 89, no bairro Santa Teresa, será inaugurada a exposição Minas Entre-Cenas, fruto da parceria entre o curso de Museologia da UFMG e o Museu da Imagem e do Som (MIS) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A exposição estará aberta à visitação até o dia 8 de julho. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 21h. Mais informações pelo e-mail museologia2018@gmail.com

A exposição foi desenvolvida pelos alunos do 6º período, no âmbito das disciplinas Exposição Museológica e Conservação em Museus, oferecidas no segundo semestre de 2017 e no primeiro de 2018, e é inspirada na produção cinematográfica, com ambiência que remeterá a um set de filmagem e convida o visitante a experimentar perspectivas de diferentes personagens envolvidos com o ofício do cinema: roteirista, diretor, ator, sonoplasta, projecionista, expectador.

Os objetos em exposição revelam o exercício de curadoria e pesquisa que buscou abordar aspectos da cultura cinematográfica em Minas Gerais, no início do século XX, dando destaque aos processos de criação, produção e divulgação de produções da época. Foram selecionados, principalmente, objetos do acervo de Igino Bonfioli pertencente à Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG e do acervo tridimensional do MIS. Além desses, uma vasta pesquisa de imagens, fotografias, revistas e filmes foi realizada no BCC Cinemateca, APCBH, IEPHA, Biblioteca da EBA UFMG e PUC Minas para ilustrar a narrativa..

A narrativa expositiva inicia-se pelos importantes Polos Cinematográficos criados em torno dos precursores do cinema mineiro como Igino Bonfioli e Aristides Junqueira (Belo Horizonte), Paulo Benedetti (Barbacena), Francisco de Almeida Fleming (Pouso Alegre e Ouro Fino), os irmãos Carlos e Américo Masotti (Guaranésia), Pedro Comello e Humberto Mauro (Cataguases) e Luiz Renato Brescia (Juiz de Fora).

O ambiente da produção cinematográfica é representado por câmeras, projetores, fotografias, películas, figurinos e efeitos de sonoplastia de filmes da época.

As primeiras projeções e as experiências dos espectadores são focalizadas nas Salas de Cinema, lugares privilegiados de atividades de lazer e de socialização, no início do século XX. Em Belo Horizonte, fazem parte da história os cines Floresta, Odeon, Santa Tereza, Avenida, Metrópole, Pathé, Brasil e tantos outros. O documentário recente de Alfredo Alves, Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora, mostra diversas histórias sobre nossos cinemas de rua, até seu desaparecimento. A partir de fotogramas dessa história, a exposição Minas Entre-Cenas é um passeio por essas memórias.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Curso de Museologia da UFMG realiza exposição ‘Minas Entre-Cenas’

De 19 de junho a 8 de julho de 2018