Curso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na UFMG está com inscrições abertas

Inscrições devem ser realizadas até 13 de junho

Nos dias 14 e 15 de junho a UFMG vai realizar um Curso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aberto a toda comunidade. Serão disponibilizadas 50 vagas para aulas das 18h às 22h no primeiro dia e das 7h30 às 18h30 no segundo, sediadas na Faculdade de Farmácia, bloco 2, sala 3003, campus Pampulha. As inscrições e o pagamento podem ser realizados até 13 de junho pelo site de Cursos e Eventos da Fundep. Outras informações no site, do Facebook ou do e-mail gnosiah.ufmg@gmail.com.

Voltado especialmente para alunos e profissionais da área da saúde e afins, o curso tem como objetivo fundamentar a compreensão do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil, ampliar e reciclar conhecimentos, estimular e desenvolver habilidades nos profissionais para atuarem em diversos setores que envolvam o estudo e aplicação de plantas medicinais e fitoterápicas. Além disso, visa ampliar a interação da Universidade com profissionais em exercício, com vistas a fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Segundo a organização do curso, vários estudos demonstram a falta de conhecimento sobre as plantas medicinais e fitoterápicas pelos profissionais da área da saúde e a necessidade de inclusão do tema na matriz curricular dos cursos relacionados. Assim, a proposta é uma forma de preparar estudantes e profissionais já graduados, em setores restritos de estudos, possibilitando aprimorar conhecimentos e técnicas de trabalho no tema.

Serão 15 horas de aula, ofertadas por meio de oito módulos: 1.Introdução a plantas medicinais como recurso terapêutico e legislação aplicada; 2.Princípios ativos de plantas: fármacos e fitoterápicos; 3.Plantas medicinais como fontes de matéria-prima para produção de fitoterápicos; 4. Controle de qualidade de fitoterápicos e plantas medicinais I; 5. Controle de qualidade de fitoterápicos e plantas medicinais II; 6.Formas farmacêuticas de fitoterápicos; 7. Fitoterapia aplicada I; 8. Fitoterapia aplicada II.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG