Curso de psicanálise da UFMG aborda assuntos de família

Profissionais da área da saúde mental, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como demais interessados, podem se inscrever para o curso A Psicanálise e os Assuntos de Família: contrato social e gozo. O prazo é até o dia 19 de março, pela página de Cursos e Eventos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). São ofertadas 66 vagas.

O curso tem como propósito acompanhar o debate contemporâneo na sua impossibilidade de definir a família a partir dos chamados invariantes antropológicos, uma vez que a família, inserida em um contexto de linguagem, encontra seus estatutos reformulados de acordo com o passar do tempo, dos costumes e de outros fatores. Assim, trata-se de indagar os contratos sociais, vinculando-os às suas épocas, e de verificar de que modo a entrada da variável pulsional no seio da família intervém nas suas normas jurídicas e socioafetivas.

O curso será realizado de 24 de março a 7 de julho, às terças-feiras, conforme a programação, no Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro, Belo Horizonte). A carga horária é de 16 horas/aula.

Programação:

24/03: A família e seus resíduos - Expositora: Márcia Rosa

07/04: Christine Angot ou o incesto em questão - Expositora: Isabela Farah

05/05: Composições familiares - Expositora: Virgínia Sanábio

19/05: Recomposições familiares - Expositora: Virgínia Sanábio

02/06: Famílias: contrato social e gozo - Expositor: Israel Tainan

16/06: Maternidade socioafetiva - Expositor: Luciano Pacheco Lacerda

30/06: Filhos criados para si-mesmos? - Expositora: Daniela Pimentel

07/07: Famílias acidentais? - Expositora: Daniela Pimentel.

Mais informações pelo e-mail marcia.rosa@globo.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG