Curso de recepção teatral e estudos do espetáculo da UFMG recebe inscrições até 28 de março

Iniciativa do Centro de Extensão da Faculdade de Letras, formação terá duração de três meses

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG prorrogou até 28 de março as inscrições para a quarta edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo. Promovido pelo Centro de Extensão da unidade, o curso será realizado entre 3 de abril e 3 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. A atividade integra as ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral.

As inscrições podem ser feitas nosite de Cursos e Eventos da UFMG. Dez por cento das vagas são destinadas a bolsistas, tanto da Universidade quanto da comunidade externa. A participação valerá certificado.

Assim como na edição anterior, o curso proporcionará fruição e discussão de espetáculos cênicos apresentados em Belo Horizonte durante o período. O público-alvo é composto, sobretudo, por professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores e mediadores culturais, mas é aberto a qualquer pessoa interessada. Não há necessidade de conhecimento prévio na área.

Os alunos terão acesso a ingressos em cortesia para alguns dos espetáculos abordados durante as aulas. O objetivo do curso é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, além de fomentar a reflexão crítica sobre os espetáculos. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções, além de proporcionar eixos de abordagem para a análise de espetáculos. O curso é coordenado pela professora Elen de Medeiros e as aulas serão ministradas pela professora aposentada Tereza Virgínia (ambas são vinculadas à Fale).

Realizadas nos formatos on-line e presencial, as três primeiras edições do curso contaram com a participação de aproximadamente 60 alunos das cinco regiões brasileiras. Ministradas pela professora Julia Guimarães, com participação de professores das áreas de Literatura e Teatro, as aulas foram centradas na discussão de obras cênicas digitais e presenciais.

Artistas e coletivos como Grupo Galpão (MG), Zula Cia. de Teatro (MG), Teatro Carmin (RN), Teatro do Concreto (DF), Renata Carvalho (SP) e Cia. Quatroloscinco (MG) tiveram suas criações analisadas durante as aulas.

Relações entre teatro e sociedade
A metodologia utilizada no curso vale-se do conceito de mediação crítica e estimula discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. No início de cada aula, os participantes são convidados a partilhar suas percepções sobre o espetáculo, a partir de exercícios específicos do campo da mediação cultural.
Nesta quarta edição, os encontros terão lugar no Conservatório UFMG. O programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral incentiva a fruição das artes cênicas entre públicos diversos e atua para ampliar, diversificar e qualificar os espectadores de teatro.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail programamirante@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG