Curso on-line em parceria com a UFMG propõe debate sobre literatura e política

Primeiro ciclo acontece de 4 a 11 de dezembro; inscrições gratuitas até 2 de dezembro

De 4 a 11 de dezembro será realizado o curso on-line Literatura é Política, organizado pelo Coletivo Entre Outros, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, Universidade do Estado da Bahia e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Gratuito e aberto a qualquer pessoa que se interesse por literatura, o curso possui vagas limitadas. As inscrições vão até 2 de dezembro pela plataforma https://www.even3.com.br/entre....

Ainda que seja complexo aliar os conceitos Literatura e Política, a proposta é justamente questionar o papel da arte e como esta repercute socialmente, alcançando explícita ou implicitamente debates que concernem e contornam o que chamamos de contexto sócio-político (e até mesmo ambiental). A intenção é promover diálogos que compreendam a arte como parte de todo o cenário político, cultural e social em que vivemos.

O curso foi pensado para ocorrer em ciclos. Cada um contará com a abordagem de cerca de três conceitos e uma carga-horária certificada de 10h. Neste primeiro ciclo, os temas Comunismo, Fascismo e Ditadura Militar serão debatidos em quatro aulas, sendo três assíncronas e uma roda de conversa, no último dia.

Os professores convidados para o primeiro ciclo são: João Luis Pereira Ourique, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marcos Rogério Cordeiro, da UFMG, e Jaime Ginzburg, da Universidade de São Paulo (USP). O debate será mediado pela professora Karina Lima Sales, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Todas as informações poderão ser consultadas no site https://entreoutroscoletivo.wo... e no Facebook. Outras informações: coletivoentreoutros@gmail.com.

Sobre o coletivo

O coletivo entre outros propõe conceber e realizar cursos, encontros, aulões, palestras, conversas, podcasts e outros tipos de eventos ou ações, dispondo-os em um catálogo. À maneira daquele das páginas amarelas que, há muito tempo afastado de suas funções, expunha uma multiplicidade de ofertas e informações sobre os mais variados serviços. Interessa-nos qualquer atividade – realizadas de maneira presencial ou virtual – que divulgue, tanto entre pesquisadores/as quanto para a população em geral, o que foi e é produzido e pensado na esfera dos Estudos Literários no Brasil.

Serviço:

Curso on-line Literatura é Política