Cursos de mestrado do ICA-UFMG têm inscrições abertas para processos seletivos

Foram publicados editais dos mestrados em Produção Animal, em Alimentos e Saúde e em Ciências Florestais; as inscrições vão até agosto

Três cursos de mestrado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), sediado no campus Montes Claros da UFMG, publicaram editais para seleção de candidatos para as turmas do segundo semestre de 2021. Os Mestrados em Produção Animal, em Alimentos e Saúde e em Ciências Florestais estão com as inscrições abertas. Ao todo são 37 vagas. As inscrições terminam em agosto.

Os editais seguem as mesmas orientações dos editais divulgados para ingresso no início do ano, com novo cronograma. Podem se inscrever graduados em áreas afins aos cursos. Em função das medidas restritivas para contenção da transmissão do coronavírus, as inscrições e os processos seletivos serão realizados on-line. Veja, abaixo, informações sobre os editais.

Mestrado em Produção Animal

edital oferta de 17 vagas, das quais dez são reservadas a candidatos autodeclarados negros. As inscrições terminam no dia 2 de agosto e todo o processo seletivo será realizado remotamente e on-line.

As inscrições devem ser realizadas com o preenchimento de formulário on-line, com os documentos exigidos no edital digitalizados. Entre os documentos, é necessário envio de projeto de pesquisa na área de concentração do curso e adequado a uma das três linhas de pesquisaManejo e produção animalNutrição e alimentação animalQualidade de alimentos de origem animal. O projeto deverá seguir o modelo disponível no site do mestrado.

Os candidatos às vagas reservadas para autodeclarados negros deverão preencher e anexar formulário específico de Autodeclaração  Étnico-Racial. O processo seletivo é realizado em uma etapa que reúne a avaliação do histórico escolar, do currículo do projeto de pesquisa e sua defesa com arguição oral em seleção pública virtual.

A homologação das inscrições será divulgada na aba do Programa de Mestrado, no site do ICA. Veja mais informações, o edital completo e o cronograma no site institucional.

Mestrado em Alimentos e Saúde

O edital para a seleção do Mestrado em Alimentos e Saúde oferece dez vagas, sendo três reservadas para autodeclarados negros. Os interessados terão até o dia 15 de agosto para realizar suas inscrições on-line, por meio de envio de formulário preenchido, conforme exigido no edital.

Os candidatos deverão enviar propostas adequadas a uma das três linhas de pesquisa do curso: Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúdeEfeitos dos alimentos e suas tecnologias na Fisiopatologia e NutriçãoAlimentos, microbiologia e modulação biomolecular.

A inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet e todos os documentos exigidos no edital devem ser encaminhados para o e-mail: selecaoalimentosesaude@gmail.com, conforme detalhado no texto do edital. O processo de seleção será realizado em três etapas: avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de Alimentos e Saúde, avaliação de projeto de pesquisa e avaliação do currículo.

Mestrado em Ciências Florestais

O curso também oferece dez vagas, sendo duas delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. As inscrições devem ser realizadas on-line até o dia 17 de agosto, com envio do formulário de inscrição preenchido para o e-mail selecaocf.ufmg@gmail.com, com os documentos exigidos no edital em formato pdf. Também são oferecidas duas vagas em edital complementar para candidatos com deficiência ou indígenas.

O processo de seleção é composto por duas etapas, a primeira com avaliação do currículo e projeto de pesquisa e a segunda etapa com entrevista via plataforma virtual. Os interessados devem enviar projeto de pesquisa adequado a uma das linhas de pesquisa do curso: Silvicultura no semiáridoManejo e Tecnologia de Recursos Florestais.

Veja os documentos necessários para a inscrição nos cursos de pós-graduação do ICA/UFMG, mais informações e os editais completos no site institucional.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG