Dados da Fundação Ipead/UFMG detalham estratégias dos pais para economizar em material escolar

Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e reutilizar material escolar do ano anterior se mantêm como as opções mais utilizadas

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) divulgou os resultados dos estudos realizados pela Fundação no mês de janeiro sobre os gastos com material escolar no início deste ano. Seguindo a tendência registrada desde 2016, os resultados mostraram uma propensão a buscar formas mais baratas de lidar com os itens pedidos pelas escolas. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

Segundo a pesquisa, 85,39% dos entrevistados que tiveram gastos com material escolar em 2020 pretenderam adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As estratégias mais citadas para economizar em 2019 foram: Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos (79,78%) e Reutilizar material escolar do ano anterior (70,79%), mantendo, praticamente, os mesmos patamares dos valores apurados em 2019.

A opção de ir às compras com antecedência, que costumava ser a terceira opção dos pais, passou a ser a quinta estratégia mais citada pelo consumidor em 2020. Apenas 35,96% escolheram tal opção, enquanto em 2019 a porcentagem foi de 62,22%. Realizar compras em conjunto com outros pais para negociar descontos continua sendo a última estratégia escolhida. Contudo, o número se tornou ainda menor, reduzindo de 15,56% em 2019 para 8,99% em 2020.

Pesquisa

Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre o dispêndio com a lista de material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

O conhecimento sobre as principais estratégias que os consumidores irão adotar para reduzir o custo com a compra da lista de material escolar e a principal forma de pagamento a ser adotada, permite ao empresário do comércio varejista mineiro desse setor especial avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação Ipead/UFMG