Dados da Fundação Ipead/UFMG detalham estratégias dos pais para economizar nas compras escolares

Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e reutilizar material escolar do ano anterior são as opções mais utilizadas

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) divulgou, na última quinta-feira, 7 de fevereiro, os resultados dos estudos realizados pela Fundação no mês de janeiro sobre os gastos com material escolar no início deste ano. Seguindo a tendência registrada desde 2016, os resultados mostraram uma propensão a buscar formas mais baratas de lidar com os itens pedidos pelas escolas. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

Segundo a pesquisa, 88,89% dos entrevistados que tiveram gastos com material escolar em 2019 pretenderam adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As estratégias mais citadas para economizar em 2019 foram: Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos (77,78%) e Reutilizar material escolar do ano anterior (71,77%).

No outro extremo dos dados, a opção por “realizar compras em conjunto com outros pais para negociar descontos” segue como estratégia menos adotada pelos entrevistados, representando 15,56%. Já a escolha de comprar o material escolar pela internet, apesar de continuar como a segunda menos seguida, apresenta um aumento significativo desde 2016: subiu de 30,30% para 46,67%.

Pesquisa
Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre o dispêndio com a lista de material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

Os resultados do ICC-BH de janeiro apresentaram uma variação de -0,38 do índice geral, motivada principalmente pelos componentes emprego e situação econômica do país. O item situação financeira da família em relação ao passado também apresentou queda (-0,59%), podendo ter reflexo das obrigações a pagar no primeiro mês do ano, como o IPTU, IPVA e os gastos com educação e material escolar.

O conhecimento sobre as principais estratégias que os consumidores irão adotar para reduzir o custo com a compra da lista de material escolar e a principal forma de pagamento a ser adotada, permite ao empresário do comércio varejista mineiro desse setor especial avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação Ipead/UFMG