Dados da Fundação Ipead/UFMG indicam forte influência da pandemia de Covid-19 na economia de Belo Horizonte

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) acaba de divulgar os resultados da pesquisa Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte realizada no mês de março de 2020. A partir dos dados obtidos, os profissionais do Ipead avaliaram ter ocorrido uma forte influência da pandemia da Covid-19 na economia de Belo Horizonte, principalmente na segunda quinzena, após a situação de quarentena e o fechamento de grande parte do comércio na capital mineira.

A pesquisa é composto por dois grupos, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) e o Índice de Expectativa Financeira (IEF). O primeiro, que é subdividido em Situação Econômica do País, Inflação e Emprego, apresentou uma queda de 3,30% em comparação com o mês anterior, influenciado pela piora na percepção do item Emprego, cuja retração foi superior a 8%. Já o IEF, que é subdividido em Situação Financeira da Família, Situação Financeira da Família em Relação ao Passado e Pretensão de Compra, também apresentou queda acentuada, igual a 5,48% em comparação com o mês de fevereiro, sendo o item Situação Financeira da Família em relação ao passado o que mais contribuiu negativamente, com recuo de 7,74%.

No total, o Índice de Confiança do Consumidor apresentou forte queda em março na comparação com o mês de fevereiro, sendo igual a -4,67%. Ressalta-se que o índice permanece abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo.

Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis