Dados do Ipead/UFMG detalham a pretensão de compras em BH para o Dia dos Pais

Expectativas com gastos são as menores em quatro anos de pesquisa; valor médio do presente também sofreu queda

O Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) divulga os resultados dos estudos realizados pela Fundação no mês de julho sobre as pretensões de gastos dos moradores de Belo Horizonte para o Dia dos Pais. A pesquisa revelou o mais baixo percentual dos últimos quatro anos para entrevistados que pretendem presentear alguém, refletindo no valor médio dos presentes a serem adquiridos, o qual reduziu 5,60% em 2019 quando comparado com o ano passado. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead.

Segundo a pesquisa, o valor médio dos presentes reduziu de R$91,19 para R$86,08, sendo este o menor valor dos últimos três anos. Além disso, 71,59% dos consumidores que pretendem presentear anunciaram que gastarão valor igual ou inferior ao que gastou no ano passado.

Pesquisa

Desenvolvidas pela Fundação Ipead/UFMG em 2015, as pesquisas de pretensão de compra são aplicadas juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. A proposta tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira nas principais datas comemorativas do ano

Dentro dos últimos resultados do ICC-BH, o Índice de Expectativa Econômica (IEE) apresentou uma elevação de 2,84% em comparação com o mês anterior, influenciado pela melhora na percepção do item Inflação, cujo aumento foi superior a 15%.

O Índice de Expectativa Financeira (IEF), por outro lado, apresentou queda de 0,17% em comparação com o mês de junho, sendo o item Pretensão de compra o que contribuiu para essa redução no mês, mesmo com a proximidade do Dia dos Pais.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação Ipead/UFMG