Dados Ipead/UFMG: após queda em 2020, preço de ovos de páscoa tem alta de quase 30%

Em contraste à forte queda no custo médio dos ovos de páscoa em 2020, motivada pela pandemia de covid-19, neste ano os valores voltaram a subir, com 27,42% de aumento. É o que demonstram os resultados da Pesquisa Especial da Páscoa, realizada anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) com objetivo de apresentar, de forma ampla e gratuita, informações estratégicas que possam subsidiar planos e ações dos consumidores no que se referem às compras de páscoa. Todos os dados podem ser conferidos no site do Ipead.

O custo médio dos ovos de chocolate pesquisados está em torno de R$ 39,57 a unidade. Destaca-se que, diferentemente do ano passado, em 2021 foi possível realizar a pesquisa em estabelecimentos comerciais de forma presencial, conjuntamente com os fornecedores de preços pela internet, mesmo com o momento atual ainda sofrendo os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus.

A grande dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de páscoa foi um dos destaques da pesquisa, sendo constatado dispersões de até 68% para o mesmo produto. A Fundação Ipead/UFMG recomenda que, diante da grande variação de preços encontrada no mercado, o consumidor avalie os preços antes de fechar qualquer negócio e, se for o caso, esteja preparado para promover substituição de marca e/ou produto.

Assim como observado em 2020, o custo do bacalhau apresentou elevação no valor médio, com aumento igual a 15,85%, sendo este mais acentuado que os 9,66% observados na última Páscoa. Os peixes, em geral, também apresentaram elevação no mesmo período, igual a 18,92%.

Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, sardinha em lata, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. Entre eles, destaca-se a sardinha em lata, a qual apresentou uma alta superior a 30,0% na comparação.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis