DCC UFMG promove palestra sobre Jogos para funções em teoria descritiva dos conjuntos

Na próxima quinta-feira, dia 20 de dezembro, o Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC) promove a palestra Jogos para funções em teoria descritiva dos conjuntos. O professor Hugo Nobrega, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o palestrante convidado para abordar o uso de jogos para caracterizar objetos e noções de interesse em computação e matemática. A apresentação acontece às 10h30, na sala 2077 do Instituto de Ciências Exatas (Icex), no campus Pampulha. A participação é aberta a todo o público, sujeita apenas à capacidade do espaço de 68 vagas. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5860.

O seminário tem como proposta verificar o caso específico dos jogos que caracterizam classes de funções reais (por exemplo, funções de Lipschitz, computáveis, contínuas, etc.). Segundo o palestrante, tais jogos funcionam como generalizações de máquinas de Turing. A palestra fará uma introdução à teoria descritiva dos conjuntos e aos jogos já conhecidos na literatura, descrevendo alguns resultados na área. A organização do evento é do professor Vinícius Fernandes dos Santos.

O professor Hugo Nobrega atua principalmente em jogos infinitos e suas aplicações à Teoria Descritiva dos Conjuntos, além de temas relacionados à Teoria dos Grafos e à Fundamentação da Matemática e da Computação. Fez doutorado em Lógica no Institute for Logic, Language and Computation da Univesiteit van Amsterdam, sob orientação de Benedikt Löwe. Sua dissertação de mestrado foi selecionada entre as 10 melhores dissertações de mestrado na área de computação no Brasil em 2011 pela Sociedade Brasileira de Computação. Nobrega foi vencedor do prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia em 2008.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Palestra Jogos para funções em teoria descritiva dos conjuntos

20 de dezembro