Debates da COP 27 inspiram congresso internacional na UFMG

SciBioSus será realizado em junho; submissão de trabalhos está aberta, e ouvintes poderão se inscrever a partir desta terça

Temas relacionados à biodiversidade e à sustentabilidade, que permeiam todas as áreas de conhecimento, serão debatidos no 2º Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade (SciBioSus), que será realizado de 4 a 7 de junho, no campus Pampulha da UFMG. O principal objetivo do evento é reunir cientistas, estudantes, professores e autoridades para a apresentação de trabalhos inter e multidisciplinares, divulgação de produtos tecnológicos inovadores e discussão de temas como divulgação científica, colaboração internacional e políticas públicas.

As inscrições de ouvintes já estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita até 9 de março. Participantes latino-americanos que se inscreverem até 30 de março terão desconto de 50% do valor da inscrição. “Esperamos participantes brasileiros e estrangeiros, em especial da Argentina, Bolívia, do Chile, Paraguai e Uruguai, que integram a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)”, diz a pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG, professora Jacqueline Takahashi.

Em sua segunda edição, o Congresso seguirá o modelo de evento adotado na primeira edição, ocorrida em 2019. Haverá estandes para mostrar projetos e ações na área de biodiversidade e sustentabilidade desenvolvidos pela UFMG e por outras instituições e empresas, além de conferências, mesas-redondas, sessões temáticas, apresentações de pôsteres, apresentações orais de trabalhos selecionados e exposições.

Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável

Takahashi destaca que o SciBioSus possibilitará debates que vão ao encontro das discussões ocorridas no Egito durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27. “O evento será mais uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre mudanças climáticas e assuntos correlatos. Vamos discutir sobre como a ciência pode colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e como podemos juntar forças para acelerar as ações necessárias para a conservação da biodiversidade e da vida no planeta", conclui a pró-reitora adjunta de Pesquisa.

O SciBioSus é uma parceria entre a UFMG e a Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), rede presidida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O evento integra as atividades do Núcleo Disciplinário de Produtos Naturais Bioativos, vinculado à AUGM.

Outras informações sobre a programação, submissão de trabalhos e inscrições para o Congresso estão disponíveis no site do evento.

Texto de Luana Macieira

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

'2º Congresso Internacional de Ciência, Biodiversidade e Sustentabilidade (SciBioSus)'