Desfile de escola de samba “Liberdade ainda que tan tan” é atração amanhã dentro da Semana de Saúde Mental da UFMG

Amanhã, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a escola de samba “Liberdade ainda que tan tan” fará desfile das 14h às 17h, na Praça da Liberdade, com  o tema “Eles passarão. Nós passarinho”. Haverá ônibus saindo da Praça de Serviços da UFMG às 13h30. A atividade integra a IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG que acontece até sexta, 20 de maio, com atividades diversificadas nos campi Pampulha e Saúde, no Sesc Palladium e no Espaço do Conhecimento UFMG. O tema da semana é Por uma vida menos solitária. Conheça a programação.   

Debates
Nos debates da Semana estarão presentes três psiquiatras italianos que atuaram na reforma psiquiátrica da Itália e um sociólogo finlandês, que tem se destacado na Europa por propor novas formas de pensar o sofrimento mental.  

Histórias de vida e Recovery é o tema da mesa redonda de hoje, 17 de maio, às 19 horas, no auditório Cetes, sexto andar da Faculdade de Medicina, com Pinda Ridente, psiquiatra italiana, e Paulo Amarante da Fiocruz. Também hoje, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, às 14 horas, As dores do existir: caminhos e invenções será tema da roda de conversa entre os professores João Gabriel Marques e Teodoro Rennó, da UFMG e Renato Diniz da PUC.

A mesa do dia 18 de maio, quarta, terá como tema O Usuário e o familiar como especialistas, com a psiquiatra italiana Isabel Marin e Emílha de Oliveira Marquez, coordenadora do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG (Pasme)
Recovery de quê? Será tema da mesa com o sociólogo Markku Salo (Finlândia) e Stella Goulart coordenadora da Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme/UFMG), no auditório do Cetes, 6º andar da Faculdade de Medicina.

No dia 20, sexta-feira, às 14 horas na Sala de Sessões da Reitoria, campus Pampulha, a roda de conversa terá como tema Mobilização e recovery – Saúde mental: fazendo junto, com presença dos psiquiatras Ernesto Venturini e Isabel Marin (Itália). 

Programação cultural

Espetáculos, oficinas, caminhada, piquenique e mostra de fotografias compõem a programação cultural da Semana nos campi Pampulha e Saúde,  no Sesc Palladium e no Espaço do Conhecimento UFMG.
17/5  

17h - Oficina de fantasia para o 18 de maio, na Praça de Serviços, Campus Pampulha. 16 a 19/5
Exposição de painéis na Medicina – Trabalhos científicos produzidos pelos participantes da semana estarão expostos em posters e banners.
16 a 20/5
19 às 22 horas - Mostra de fotografias “Olhar antimanicomial - Arte e Dignidade”, de Fernando Barbosa da Silva. As fotos serão projetadas na fachada do Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade. 
18/5
12h30 às 13h30 - Projeto Quarta Doze e TrintaEspetáculo: “Babilak Ba” e “Trem Tan Tan”, na Praça de Serviços – Campus Pampulha 14h às 17h - Dia Nacional da Luta Antimanicomial Desfile da Escola de Samba “Liberdade ainda que tan tan”Tema eixo: “Eles passarão. Nós passarinho” Praça da Liberdade Saída do ônibus da Praça de Serviços às 13h3017 às 18h - Espaço aberto: Ocup’aqui - Praça de Serviços – Campus Pampulha A proposta é oferecer o espaço a ser construído pelos participantes da Semana, para que façam reuniões e discutam temáticas de interesse.19/5
12h30 às 13h30 – Caminhada antimanicomial da UFMG com a charanga do Sindifes, saindo da Reitoria e chegando na Praça de Serviços – Campus Pampulha
20/5
12 às 13h30 – Pic nic por uma vida menos solitária – Gramado da Reitoria
20h – Espetáculo de encerramento: “Nos porões da loucura” – Grande Teatro do Sesc Palladium -Direção: Luiz Paixão
Os ingressos devem ser retirados uma hora antes com comprovante de inscrição na IV Semana de Saúde Mental.

Jornalismo

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409- 4189

www.ufmg.br

Serviço

Desfile de escola de samba “Liberdade ainda que tan tan” é atração amanhã dentro da Semana de Saúde Mental da UFMG

18 até 20 de maio de 2016

14h às 17h

Praça da Liberdade - Belo Horizonte