Detecção de tumores por métodos numéricos será abordado em palestra na UFMG

Diego Alexander Garzón-Alvarado, professor de universidade colombiana, estará em evento no próximo dia 8, a convite da Cátedra Fundep/IEAT

Na próxima sexta-feira, 8 de novembro, o professor Diego Alexander Garzón-Alvarado, da Universidade Nacional da Colômbia, fará na UFMG a palestra Modelos de mecanobiologia de órgãos e tecidos. O tema se relaciona a uma área emergente da ciência que atua na interface da Biologia, Engenharia, Química e Física. A palestra, em inglês e sem tradução, será aberta ao público e começará às 10h, na sala de seminários 1014 da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. Para receber certificado de participação, é preciso inscrever-se no Sistema Gestão de Eventos da UFMG e assinar a lista de presença no dia da palestra.

O professor Diego Garzón-Alvarado vai abordar os modelos de formação de tumores e vascularização e detecção de tumores utilizando métodos numéricos, trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Mecanobiologia e Métodos Numéricos da Universidade Nacional da Colômbia. Também será apresentada uma breve visão sobre modelos de remodelação óssea e crescimento ósseo em humanos. O professor ainda vai demonstrar o processo de formação de padrões ósseos a partir de cargas mecânicas, assim como os modelos de cargas mecânicas na placa de crescimento e seu efeito sobre a remodelação óssea adjacente. Por fim, serão apresentados alguns estudos experimentais em cartilagem e músculo.

O catedrático

Diego Garzón-Alvarado é engenheiro mecânico com mestrado em materiais e processos de fabricação e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de Zaragoza (Espanha). É professor titular de engenharia mecânica na Universidade Nacional da Colômbia. Ele vem à UFMG como convidado do Programa Cátedras Fundep/IEAT.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG