Dia da Mulher: acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual é lembrado neste 8 de março pelo HC-UFMG

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFMG/Ebserh), oferece atenção especializada a mulheres vítimas de violências sexuais e em situação de vulnerabilidade, por meio de assistência hospitalar e ambulatorial. O atendimento está disponível a população desde 2012, é feito diariamente, por 24 horas, por meio do plantão da maternidade no pronto-socorro do hospital e não é necessário encaminhamento prévio.

As pacientes contam com assistência e suporte necessários por meio de atendimento clínico, avaliação de lesões e uso de medicamentos para prevenir sífilis, hepatites, aids e demais infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além da gestação fruto dessa violência sexual. Mas isso só é possível quando a paciente comparece ao pronto-socorro do hospital em até cinco dias após ter sofrido a violência.

Natália Dantas, médica do HC-UFMG/Ebserh e profissional de referência no atendimento à mulher vítima de violência sexual, ressalta que, para esse serviço, não é necessário ter boletim de ocorrência e, quanto mais rápido uma mulher buscar ajuda médica hospitalar, mais fácil será a condução do seu caso. Se a paciente não conseguir comparecer ao hospital nessas primeiras 72 horas após ocorrida a violência, é importante que, ainda assim, ela busque ajuda médica para avaliar os riscos de ter contraído alguma IST ou gravidez, fruto desse estupro.

A médica destaca também que, apesar desse tipo de serviço ser disponibilizado há vários anos, “parte considerável das mulheres desconhecem que se trata de um serviço disponibilizado gratuitamente pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”.

Após atendimento no pronto-socorro, as mulheres (adultas ou adolescentes) são encaminhadas para assistência ambulatorial, com acompanhamento multidisciplinar por, no mínimo, seis meses. Demandas de outras unidades hospitalares também podem ser encaminhadas, pois o HC-UFMG/Ebserh é referência nesse tipo de atendimento por ser equipado e ter o serviço consolidado no estado. No ambulatório, a paciente conta com atendimento ginecológico, avaliação de exames, planejamento familiar relacionado à contracepção, assistência psiquiátrica, psicoterapia individual, serviço social, participação e prática de meditação com objetivo de auxiliar na melhora da qualidade de vida e redução dos níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Outro serviço dedicado à saúde da mulher, vítima de violência, é o Ambulatório de Psiquiatria, cuja rotina para esse tipo de assistência já é estabelecida, sendo que esses atendimentos acontecem às quartas-feiras, por meio de interconsulta, sem a necessidade de agendamento prévio. Patologias como transtorno do estresse pós-traumático e depressão estão no bojo de casos atendidos. Além dos episódios relacionados à violência, o ambulatório atende também gestantes e puérperas com transtornos mentais ou que estejam passando por sofrimento psíquico associado à gestação.

Um contexto de violência provoca muitos traumas, sejam eles físicos, emocionais e mentais. Para as mulheres, esse aspecto é mais evidente, como destaca a psiquiatra do HC-UFMG/Ebser Gislane Cristina Valadares.  “Ao longo do ciclo da vida, uma mulher tem uma história de violência ou de abuso, condição ainda associada ao gênero feminino e a uma naturalização de comportamentos misóginos em nosso meio”, afirmou.

O acesso ao Ambulatório de Psiquiatria se dá via marcação presencial, mediante apresentação de documentos pessoais e encaminhamento médico, sem a necessidade de laudo. Esse encaminhamento pode ser feito também por equipe multiprofissional do HC-UFMG/Ebserh ou de outros serviços (maternidades, centros de saúde de Belo Horizonte e Região Metropolitana), no caso de gestantes ou puérperas.

Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFMG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Imprensa UFMG