Dia do Professor: Espaço do Conhecimento UFMG homenageia educadores com lançamento do primeiro livreto da série ‘Espaço Aberto a Educadores’

Ações educativas nos museus são transformadoras, tanto para quem as vivencia como público quanto para aqueles que as idealizam e realizam. O diálogo com os professores da educação básica é fundamental no cotidiano do Espaço do Conhecimento UFMG. Pensando nisso, o Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público desenvolveu o projeto Espaço Aberto a Educadores, ao qual esse livreto está relacionado. O objetivo é  ampliar o diálogo com os educadores e educadoras, em especial os da educação básica. Além do livreto está disponível no Canal do YouTube do Espaço do Conhecimento um vídeo com relatos dos mediadores do museu.

Espaço Aberto a Educadores
Quando está aberto ao público, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe pessoas que visitam o museu espontaneamente e também grupos agendados. Nesse caso, principalmente turmas de alunos trazidas ao museu pelos professores, com média diária de até 180 estudantes. Diante desses números, justifica-se a relevância em produzir um material que auxilie os educadores, como explica a professora Sibelle Cornélio Diniz, coordenadora do Núcleo de Ações Educativas.  “Em 2019, recebemos quase 12 mil alunos, dos quais 73% de escolas públicas, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos”.

O livreto Espaço Aberto a Educadores tem 11 seções, além da ficha técnica, as diretrizes metodológicas do trabalho educativo desenvolvido no Espaço do Conhecimento UFMG, bem como informações relevantes para o planejamento de uma visita escolar ao museu.

As seções se dividem em: O Espaço do Conhecimento UFMG / Convite para uma aproximação às nossas ações educativas / Diretrizes de nossas ações / O museu como espaço de educação não formal / Divulgando a ciência/ A visita como uma experiência / Um olhar transdisciplinar / Você sabe o que é mediação no museu?  / Agendamento de visitas / Três momentos da visita escolar / Parcerias para acessibilidade e inclusão.

De acordo com a diretora do Espaço, professora Diomira Maria Cicci Pinto Faria, “abrimos a primeira série de publicações do Espaço do Conhecimento UFMG voltada a educadores. Nos próximos livretos, serão abordadas temáticas específicas do trabalho educativo no museu, com sugestões de oficinas e outras atividades a serem desenvolvidas com os estudantes, em meios presenciais e virtuais."

Além da produção de conteúdo voltado especialmente a educadores, existem canais de comunicação disponíveis por e-mail (espacoabertoaeducadores@gmail.com) e Whatsapp.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Serviço:
Livreto Espaço Aberto a Educadores
Disponível em:  https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/explore/espacoabertoaeducadores/
Público: professores da educação básica, estudantes de licenciatura, bibliotecários, demais trabalhadores da educação e interessados  em geral,

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG