Dia dos Namorados tem ano de baixas pretensões de compras, apontam dados da UFMG

Apesar da queda, preço do ticket médio por presente aumentou; Índice de Confiança do Consumidor permanece fraco em BH, mantendo-se no nível do pe

Resultados de pesquisa realizada em maio pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) estimam um Dia dos Namorados de poucos presentes em 2020, com a pretensão de compras para a data menos aquecida em relação à 2019. Para o comércio é previsto um movimento bem inferior, com uma queda de 15% na intenção de presentear, sendo este o resultado mais baixo dos últimos cinco anos.

A pesquisa, realizada com os 210 consumidores que responderam ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) no mês, permite ao comerciante varejista mineiro avaliar as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor estoques, contratações, investimentos, dentre outros.

Apesar na queda de movimento, dentre os 27,14% dos entrevistados que pretendem presentear no Dia dos Namorados, o ticket médio por presente ficou acima do observado em 2019, com aumento de aproximadamente oito reais, que ao ser deflacionado pelo subgrupo Vestuários e Complementos, componente do Índice de Preços ao Consumidor Amplo de Belo Horizonte (IPCA), representa um aumento real de 7,77% no ticket médio.

Veja todos os detalhes da pesquisa aqui.

Cenário econômico de BH

Após forte queda em abril, o ICC-BH apresentou uma recuperação no mês de maio, mas o índice ainda permanece bem abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo, atingindo 33,44 pontos.

As componentes Situação econômica do País, Emprego e Pretensão de compra foram as que mais contribuíram para a melhora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de maio, que se mostraram menos pessimistas.

O custo de vida em Belo Horizonte apresentou queda de 0,39% no mês de maio/2020 ao ser comparado com o mês de abril.

Veja todos os detalhes da pesquisa aqui.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis