Dia Mundial de Higiene das Mãos será marcado com blitz educativa no Hospital das Clínicas e na Escola de Enfermagem da UFMG

A higiene das mãos é a principal medida para reduzir a transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), incluindo a transmissão de microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Para chamar atenção para a importância de repensar cotidianamente essa prática, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS) da Escola de Enfermagem da UFMG promove uma blitz no Hospital das Clínicas e na EEUFMG, campus Saúde, na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, Dia Mundial de Higiene das Mãos, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). As atividades serão realizadas das 7h às 14 horas.

Em 2017, o tema da Campanha mundial ‘Salve vidas: higienize suas Mãos’, apoiado pela Anvisa, é Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos. Além desta ação, está sendo promovido também um concurso de frases destinado à comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem sobre a importância da higienização das mãos para o cuidado seguro.

De acordo com a professora Adriana Cristina de Oliveira, coordenadora do NEPIRCS, as atividades pretendem alcançar gestores, profissionais de saúde, docentes, discentes e comunidade em geral com aspectos lúdicos, práticos e de conhecimento técnico-científico, propondo um momento de reflexão, pausa e ação para melhoria e conscientização da importância da Higiene de mãos. "Reafirmamos o objetivo da Organização Mundial de Saúde de que até 2020 a cultura de higienização das mãos tenha atingido a excelência, respeitando metas a serem definidas de acordo com a realidade de cada região", enfatizou.

A blitz é promovida em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente e com a Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Serviço