Dia Nacional da Ciência é celebrado em Minas Gerais com lives, posts e vídeos

Atividades organizadas pela SBPC terão participação da UFMG em mesa-redonda, apresentação musical, estreia de playlist no YouTube, lançamento de

O Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, que acontece todo 8 de julho em homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948, será celebrado neste ano em versão virtual. Amanhã, a partir das 8h45, terá início a versão mineira das comemorações organizadas nacionalmente pela SBPC, que conta sempre com a participação da UFMG. O evento será realizado através de lives no Zoom (para convidados) e no YouTube (abertas ao público), publicação de posts e vídeos no Facebook, Instagram e Twitter.

Na edição de 2020, a grande festa para celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação compilará atividades on-line com o propósito de reforçar o diálogo das pesquisadoras e dos pesquisadores com a população, especialmente com os jovens. O tema da vez em Minas Gerais será Ciência e Cultura, e será representado na forma de vídeos, oficinas, palestras, mesas redondas, visitas a museus e a centros de ciência e arte, e outras atividades.

“Será um dia inteiro, um dia só, mas repleto de simbolismo do que representa a Ciência para a nossa vida, para a superação de dificuldades, inclusive as que estamos atravessando agora, e também para construirmos um futuro menos desigual, mais justo e democrático, com educação, qualidade de vida, saúde, esperança e mais alegria!”, afirma o professor da Faculdade de Educação da UFMG Luciano Mendes, que é o secretário regional da SBPC Minas Gerais.

Confira aqui a programação completa e os links de acesso.

Na UFMG

Para celebrar, a Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) organizou diversas atividades, que incluem mesa-redonda, apresentação musical, estreia de playlist no YouTube, lançamento de calendário astronômico e até uma sessão especial de observação do céu. As ações integram a programação virtual preparada pela SBPC.

Mesa redonda Práticas Culturais na Universidade

Sob o eixo temático A ciência e os espaços de cultura e arte, a DAC irá organizar uma mesa redonda com gestores culturais de quatro universidades mineiras: UFMG, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Juiz de Fora. Todo o conjunto de políticas, ações e projetos culturais universitários serão tema da conversa realizada às 15h30 pelo Zoom (para convidados) e transmitida ao vivo pelo youtube.com/cienciademg. Durante a live serão comentados vídeos de iniciativas que unem ciência e cultura que serão disponibilizados a partir das 8h do dia 8 de julho no canal youtube.com/culturaufmg.

Show de encerramento

O encerramento do dia contará com apresentação musical de Laura Sette, às 18h30, pelo projeto Circuito Cultural UFMG #emcasa. O pocket show Corpo, alma e consequência terá músicas do EP de lançamento da cantora, transita do funk ao rap, com uma sonoridade que remete ao rhythm and blues e ao trap, ritmo que mistura rap e música eletrônica.

A apresentação virtual será transmitida no youtube.com/culturaufmg, em solidariedade à campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG. O objetivo da campanha é arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual para o Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves e a Unidade de Pronto Atendimento Centro Sul. Também podem ser doados bens ou equipamentos. Mais informações em colaborehospitaisufmg.com.

Lançamento de calendário astronômico e sessão de astronomia

Às 12h, o Espaço do Conhecimento UFMG fará o lançamento de uma das suas principais publicações: o Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2020-2021. O coordenador do Núcleo de Astronomia, Prof. Carlos Villani, contará os detalhes da nova edição, produzida com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, em vídeo disponível no canal da DAC no YouTube.

O calendário é um material de entretenimento, ensino e divulgação científica produzido anualmente desde 2017. Ele apresenta conhecimentos de astronomia de forma divertida, informando as datas em que ocorrerão eventos celestes que poderão ser observados com ou sem o auxílio de instrumentos ópticos.  A edição 2020-2021 terá como tema a exploração espacial e estará disponível para download em www.ufmg.br/espacodoconhecimento/calendarioastronomico.

Outra ação programada pelo Espaço é uma sessão especial de astronomia online do projeto Descobrindo o Céu, às 17h. Os participantes poderão ver a posição dos objetos no céu de Belo Horizonte na noite de 8 de julho, e descobrir como e onde nascem as estrelas. O vídeo também estará disponível no youtube.com/culturaufmg.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG e Comunicação Instituciona

(31) 3409-4152 e (31) 3409-8352 / 98797-0352