Diáspora indiana é tema de palestra na UFMG

Desde o início do século 21, o governo da Índia tem promovido campanhas massivas em prol da “diáspora indiana”, a fim de atrair investimentos para o desenvolvimento econômico do país. Esse será o tema de palestra do professor frânces Éric Leclerc, da Universidade de Lille 1, na França, na próxima quinta-feira, dia 24 de agosto.

A partir das 17h, ele vai abordar O doce poder da Índia ou como a diáspora Indiana transforma sua pátria, no Auditório 1070 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, no campus Pampulha. O evento, que integra a Série de Estudos Indianos, é gratuito. Mais informações pelo telefone (31) 3409-3258 ou pelo e-mail cei@dri.ufmg.br

Para Leclerc, aparentemente com base nos modelos israelense e chinês, o governo indiano tomou várias medidas para incentivar o retorno dos mais afluentes NRIs (não residentes indianos) ou, pelo menos, atrair seus investimentos. Essa é uma política estratégica com dois objetivos principais: obter apoio político, no âmbito internacional, e fomentar o desenvolvimento econômico. O professor vai tratar dos impactos da nova diáspora na transformação social e política da Índia.

O palestrante é geógrafo com pós-graduação na Universidade de Rouen, também na França. Faz pesquisas na Índia há mais de 30 anos, contemplando os temas urbanização, tecnologia informacional e diáspora indiana. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Indianos (CEI).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Diáspora indiana é tema de palestra na UFMG