Dietas da moda e tratamento da obesidade serão debatidos em simpósio na UFMG

Na próxima sexta-feira, dia 29 de março, pesquisadores de diversas instituições se reúnem na UFMG para as discussões do II Simpósio de Obesidade e Distúrbios Metabólicos. Dietas da moda, tratamento da obesidade, novas abordagens para o emagrecimento e jejum intermitente são alguns dos temas da programação do simpósio que acontece das 8h às 18h, no Centro de Atividades Acadêmicas 1 (CAD1), campus Pampulha. As inscrições para o evento foram encerradas, com a previsão de cerca de 400 participantes.

Com a temática Obesidade e Distúrbios Metabólicos: embasamento molecular e prática clínica, o simpósio tem o objetivo de promover um evento para a comunidade acadêmica por meio do convite de pesquisadores com expertise na área da obesidade, tanto em relação à fisiopatologia da doença quanto às formas de tratamento. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Imunometabolismo (IME) da Escola de Enfermagem da UFMG, coordenado pela professora Adaliene Versiani, do Departamento de Nutrição.

Dietas, regimes, obesidade, emagrecimento e tantos outros temas são diariamente difundidos e conhecidos pelas pessoas. Na internet, local de grande fluxo de informação, é possível encontrar instruções de dietas diversas sem que haja fundamento científico para tal Ainda, muito do que se tem discutido na literatura sobre estratégias dietéticas são pouco exploradas na prática clínica.

O simpósio irá transmitir conhecimentos relacionados à obesidade e distúrbios associados, por meio de palestras e debates sobre temas relevantes e atualizados, com abordagens nas áreas da Nutrição, Medicina, Educação Física, Fisiologia Endócrina, Imunologia, Metabolismo Intermediário e tratamentos.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG