Diretor Rafael Conde é curador da mostra de cinema de setembro do Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG inaugura em setembro o CineCentro Convida, projeto voltado para a realização de mostras idealizadas por curadores convidados. O objetivo é dar acesso a uma seleção de filmes que vão além do óbvio, permitindo novos olhares e proporcionando ao público uma programação mais diversa e plural.

A curadoria da primeira edição é do diretor e professor Rafael Conde, que escolheu seis curtas-metragens de sua autoria para dar início à mostra. Os filmes receberam diversos prêmios nacionais e internacionais e são do gênero documentário e ficção. O curador compartilha, ainda, um pouco da sua trajetória e obra em vídeo disponível no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube:

Curador convidado

Rafael Conde nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É diretor de cinema, graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Artes/Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com bolsa sanduíche em Performance Studies na NYU|TISCH (EUA). É professor pesquisador do Departamento de Fotografia e Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Publicou artigos e, em 2019, lançou o livro O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme.

O curador da edição já dirigiu documentários e programas jornalísticos para a Rede Minas de Televisão, foi coordenador do Cine Humberto Mauro e do Setor de Cinema da Fundação Clóvis Salgado. No teatro codirigiu a peça A brincadeira (2015-2016) para o Circuito CCBB e dirigiu o Projeto Experimentos Cênicos com o Grupo Galpão (2019). Dentre seus trabalhos destacam-se: Uakti – oficina instrumentalMusikaA hora vagabundaO ex-mágico da taberna minhotaFrançoiseSamba-CançãoRua da amarguraA chuva nos telhados antigosFronteiraBili com limão verde na mãoBerenice e a fundação da músicaA verdade no olhar do ator que mente. Todos possuem longa carreira de exibição e foram premiados em festivais no Brasil e exterior.

Os filmes podem ser vistos de forma on-line e gratuita, conforme os links listados abaixo:

– Uakti – oficina instrumental – Documentário, 35mm, 12 min, cor, 1987. Direção, roteiro e produção executiva: Rafael Conde.

Documentário sobre o grupo musical Uakti, que cria seus próprios instrumentos a partir de materiais comuns como tubos de PVC, vidro e cabaças, recriando os sons da natureza em estado puro.

Link para o filme aqui.

– A chuva nos telhados antigos – Ficção, 35mm, 15 min, 2006. Direção, roteiro e montagem: Rafael Conde. Elenco: Mônica Ribeiro e Alexandre Cioletti.

O reencontro de um casal e as lembranças de um amor desfeito.

Link para o filme aqui.

– Rua da amargura – Ficção, 35mm, 14 min, 2003. Direção, roteiro e produção executiva: Rafael Conde. Elenco: Nivaldo Pedrosa, Yara de Novaes, Eduardo Moreira e Ronaldo Brandão.

Dois irmãos buscam recursos para pagar suas dívidas.

Link para o filme aqui.

– Françoise – Ficção, 35mm, cor, 22 min, 2001. Direção, roteiro adaptado e produção executiva: Rafael Conde. Elenco: Débora Falabella, Fernando Ernesto, Rogério Falabella.

Uma garota chamada Françoise. Um viajante à espera da partida. O encontro de dois solitários numa estação rodoviária.

Link para o filme aqui.

– O homem que bota ovo – Ficção, 16/35mm TV, cor, 2004. Direção: Rafael Conde. Roteiro: Carlos Alberto Ratton. Produzido pela VT3 para a série Curta Criança da TVE-Rio.

Baseado em caso de Câmara Cascudo, o curta fala de um homem que mente e o seu casamento com uma mulher que não sabe guardar segredo. Voltado para o público infanto-juvenil.

Link para o filme aqui.

– O ex-mágico da taberna minhota – Ficção, 16mm, cor, 34 min, 1996. Direção, roteiro e produção executiva: Rafael Conde. Elenco: Ezequias Marques, Antônio Naddeo, Ronaldo Brandão, J. Etienne Filho.

Baseado no conto homônimo de Murilo Rubião, o filme narra a história de um mágico enfastiado do ofício.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG