Dirigível Duo apresenta músicas autorais e releituras em show no Conservatório UFMG

O Palco Livre apresenta, no dia 13 de abril, às 19h30, o show Voando nas Asas do Som, com o Dirigível Duo. Formado pelo violonista Juninho de Sá e pelo saxofonista Tiago Guimarães, o Duo surgiu em 2019 do encontro musical de dois grandes parceiros a fim de registrar suas ideias musicais. O repertório é formado por músicas instrumentais autorais e de renomados compositores como Milton Nascimento, Paulo Belinatti, Tom Jobim, Moacir Santos e Egberto Gismonti.

O Duo tem como proposta apresentar suas músicas autorais e fazer releituras de grandes compositores brasileiros, sempre alinhados ao vigor da boa música instrumental brasileira e do jazz. Sendo ambos os músicos naturais da cidade de Santos Dumont-MG, este projeto tem a intenção inédita de vincular a música à memória e genialidade do inventor e cientista Alberto Santos Dumont, uma vez que todos os seus balões foram nomeados como dirigível, vem daí então a inspiração para o nome do projeto Dirigível Duo, com o show Voando nas Asas do Som.

Sobre os músicos

Juninho de Sá estudou no Conservatório Artístico e Musical Johann Sebastian Bach e participou da Banda Nossa Senhora Aparecida, ambos de Santos Dumont, Minas Gerais. Estudou também na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena- MG). Graduou-se no curso de Licenciatura em Guitarra na Unincor (Três Corações–MG) e fez também pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro). Atualmente está cursando Mestrado Profissional em Música pela UFMG.

Em seu currículo acumula trabalhos com artistas como Marcel Powell, Paulinho Pedra Azul, Grupo Ponto de Partida, Ney Conceição, Eneias Xavier, Serginho Silva, Márcio Bahia e o Dirigível Duo com quem excursionou pela Europa em 2019. Lançou seu primeiro álbum autoral em 2012, intitulado Minha História e o segundo em 2017 intitulado Pra Quem Acredita. Têm atuado como produtor musical, arranjador e sideman de vários artistas e como professor de Violão e Guitarra no Conservatório Estadual de Música Haideé França Americano (Juiz de Fora-MG).

Tiago Guimarães é saxofonista, compositor, educador e incentivador cultural. Iniciou seus estudos musicais com 11 anos, sendo seus primeiros instrumentos flauta e piano. Aos 14, entrou na banda civil de sua cidade, Santos Dumont, Minas Gerais, onde recebeu seu primeiro saxofone. Formado em licenciatura em saxofone, ministra aulas em escolas de música e conservatórios. Já tocou em grupos instrumentais, orquestras, acompanhou vários artistas, participou de programas de TV e dividiu palco com grandes músicos do cenário mineiro. Além disso, desenvolve vários projetos culturais de diversas áreas artísticas, entre eles o Feira com Choro, Mostra de Cinema, Degusta Dumont, LeiturAMA, entre outros. Criador da revista cultural Abaquar Cult, que tem como objetivo resgatar a história cultural do município de Santos Dumont e região.

Seu álbum Celebrações possui 30 canções autorais e foi feito em 2016, quando completou seus 30 anos. Compositor de trilha sonora, já desenvolveu projetos para curta-metragem, como Entre Les Ponts, e diversos documentários. Hoje, entre suas atividades, desenvolve um projeto de organização de estudos musicais com sua metodologia dos 7 pilares, através da qual ajuda centenas de músicos a desenvolver clareza, eficiência e prazer nos estudos musicais.

Rede social: @dirigivelduo

Assessoria de Imprensa UFMG