Disciplina do ICB UFMG discute sexualidade na adolescência usando games, teatro e oficinas

No primeiro semestre de 2018, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG vai ofertar, como um módulo de formação em extensão universitária, a disciplina optativa Tópicos em Ciências Biológicas II (ICB-016) - A embriologia no contexto social.

A disciplina versará sobre aspectos da sexualidade, desenvolvimento de métodos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino da embriologia, além de ações educativas voltadas para alunos pré-adolescentes do ensino fundamental. Serão abordados temas como sexualidade, formas de educar e ajudar os pais a educarem as crianças sexualmente e como formar profissionais para trabalhar neste contexto.

Já nas aulas práticas do curso, serão produzidos materiais didáticos sobre sexualidade e gravidez, além de promovidos ensaios de peças teatrais sobre o tema e participação em eventos em escolas do ensino fundamental, com pais e alunos.

De acordo com a professora Gerluza Aparecida Borges Silva, coordenadora do Laboratório de Apoio Didático de Embriologia do departamento de Morfologia do ICB, “o objetivo é criar estratégias lúdicas (games, teatro, oficinas) para compartilhar informações com as crianças e os pais, trabalhando sempre com a autoestima, além de ajudar na formação de futuros professores”, explicou.

Voltada para alunos do curso de Ciências Biológicas da UFMG a partir do 5º período, a disciplina terá 15 vagas, carga horária de 60h e acontecerá de março a junho de 2018, no ICB, campus Pampulha. Interessados podem esclarecer as dúvidas previamente à efetivação da matrícula enviando um e-mail para gerluzab@gmail.com ou alinnecarmocosta@gmail.com

Formação em extensão universitária

A formação em extensão universitária no âmbito da UFMG é uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) firmada em 2016. A iniciativa incentiva a oferta de disciplinas que permitam a inserção maior de projetos de extensão nos currículos de graduação da Universidade. Os colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais ou estruturas equivalentes propõem atividades onde o aluno pode se matricular e que contam com carga horária, programa, metodologia e avaliação das atividades de extensão, semelhante ao que acontece nas disciplinas da graduação.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG